Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolítica"Mulheres de Macau mostraram, e mostram, a sua vivacidade e o seu...

      “Mulheres de Macau mostraram, e mostram, a sua vivacidade e o seu empenho em todos os sectores”

      A propósito do início das celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Chefe do Executivo destacou o papel das mulheres de Macau, dizendo que têm mostrado a sua “vivacidade e o seu empenho em todos os sectores”. Ho Iat Seng garantiu que o Governo irá continuar a proteger os seus direitos e interesses, “criando um ambiente propício a garantir a igualdade de oportunidades, de direitos e dignidade”.

       

      O Chefe do Executivo participou, na sexta-feira, no início das comemorações do Dia Internacional da Mulher da Associação Geral das Mulheres de Macau. Na ocasião, Ho Iat Seng começou por salientar que “o desenvolvimento das causas das mulheres é uma força fundamental na promoção do progresso social”.

      “Recordamos as pioneiras do movimento de libertação das mulheres, comemoramos as heroínas pelos seus resultados notáveis, alcançados em distintas vertentes, e homenageamos as compatriotas trabalhadoras sábias e corajosas que deram contribuições indestrutíveis para a sua própria libertação e desenvolvimento e promoveram o progresso da civilização humana”, afirmou no seu discurso.

      Salientando que, em Macau, as mulheres perfazem cerca de 53% da população total, Ho indicou que “as mulheres de Macau mostraram, e mostram, a sua vivacidade e o seu empenho em todos os sectores”. “Elas, na sua auto-realização, constituem também uma força motriz determinante para a implementação estável e duradoura do princípio ‘um país, dois sistemas’ em Macau”, referiu.

      O Chefe do Executivo também disse que o Governo “tem atribuído, desde sempre, grande importância ao desenvolvimento das causas das mulheres e diligenciado activamente para a sua promoção, tem aperfeiçoado constantemente o sistema jurídico e as políticas e medidas que visam proteger os direitos e interesses das mulheres, criando um ambiente propício a garantir a igualdade de oportunidades, de direitos e dignidade”.

      Ho disse esperar que “as mulheres continuem a desempenhar o seu papel importante na sociedade e na família e contribuam para a harmonia familiar, a prosperidade, a estabilidade e o desenvolvimento de alta qualidade da RAEM”.

      O Chefe salientou também que “a promoção do desenvolvimento e do progresso das causas das mulheres é uma missão importante”. Assim, assegurou também que o Executivo “continuará a salvaguardar os direitos e interesses legítimos das mulheres em múltiplas vertentes e espero sinceramente que todos os sectores sociais trabalhem, como sempre, em conjunto para impulsionar o contínuo desenvolvimento das causas das mulheres, proporcionando-lhes oportunidades iguais e um ambiente de trabalho positivo”.

      Ho Iat Seng ainda dedicou algumas palavras em relação à Associação Geral das Mulheres de Macau, sublinhando que a organização tem “defendido e lutado pelos seus direitos e interesses legítimos, e tem, em suma, dado importantes contributos para o desenvolvimento das causas das mulheres de Macau”. Assim, o Chefe deixou um agradecimento à associação, notando ainda que tem servido de “ponte de ligação entre o Governo da RAEM e as compatriotas”.

      “Espero que a Associação Geral das Mulheres de Macau  não  esqueça a sua intenção original e faça esforços persistentes para prosseguir com a excelente tradição de patriotismo e amor por Macau, continue a estabelecer contacto próximo com mulheres de todas as camadas, procure desenvolver adequadamente as causas do bem-estar das mulheres e crianças, apoie e coopere com o Governo da RAEM nas acções governativas e conquiste novos méritos na prossecução dos novos objectivos no desenrolar das novas jornadas”, concluiu o Chefe do Executivo.