A propósito do Ano Novo Chinês e do regresso em massa dos turistas, os secretários deslocaram-se a vários pontos da cidade durante os feriados, por forma a verificarem a situação nos bairros da cidade durante a época festiva. Lei Wai Nong esteve na Rua de Cinco de Outubro e Elsie Ao Ieong visitou os hospitais, por exemplo.
Por ocasião da celebração do Ano Novo Chinês, o Chefe do Executivo manifestou votos de vitalidade e prosperidade ao território e sublinhou estar confiante no avanço e desenvolvimento de Macau. Ho Iat Seng, na sua mensagem festiva, afirmou que a região vai conseguir superar os desafios relativos à pandemia e recessão económica, tendo em conta a retoma de circulação normal entre Macau e o interior da China, e a concretização dos novos planos de investimentos por parte das operadoras de jogo.
A Assembleia Legislativa (AL) aprovou ontem, na generalidade, a proposta de lei sindical apresentada pelo Governo, que não prevê o direito à greve nem à negociação colectiva. No debate, Lei Wai Nong, secretário para a Economia e Finanças, explicou que Macau precisa de uma lei sindical "com características próprias".
Na opinião de José Pereira Coutinho, o Governo lidou mal com a pandemia do princípio ao fim. Segundo o deputado, durante os três anos em que a região esteve fechada, o Executivo adoptou medidas desadequadas e despropositadas. Agora, num período de levantamento das restrições, as autoridades mostraram uma "profunda falta de preparação".
Os Serviços de Saúde pretendem criar uma consulta externa de diagnóstico e tratamento auditivo nos centros de saúde. A informação foi dada pelas autoridades em resposta a uma interpelação escrita do deputado Ngan Iek Hang. Na resposta, os Serviços de Saúde indicaram também que nesta consulta serão disponibilizados os serviços de rastreio auditivo, exame e diagnóstico, e tratamento.
A Direcção dos Serviço para os Assuntos de Tráfego (DSAT) anunciou ontem o lançamento de 2.109 novas quotas regulares para circulação de veículos particulares...
A entrada de turistas em Macau continua a subir com o arranque dos feriados do Ano Novo Chinês. O território recebeu um total de 245 mil turistas entre a véspera e o terceiro dia do Ano Novo Lunar. Ademais, chegaram na terça-feira a Macau mais de 90 mil visitantes, o que bateu o recorde no volume de visitantes diários desde 2020. Já a iniciativa “Passeando pela Almeida Ribeiro” conseguiu atrair 93 mil visitas em três dias.
Ana Paula Cleto vai deixar as funções de delegada da Fundação Oriente em Macau, depois de 13 anos no cargo. Para o seu lugar irá Catarina Cottinelli, que vai assumir as funções a partir do início de Abril. Citada no comunicado da Fundação Oriente, a futura delegada em Macau diz que vai tentar "divulgar e promover o espólio" do organismo.
Morreu na passada sexta-feira, em Macau, a antiga jornalista do PONTO FINAL e da TDM Isabel Meneses, aos 54 anos. Isabel Meneses trabalhou também no Leal Senado e no Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais. Estava actualmente em Macau a preparar um trabalho sobre a pandemia.
Comerciantes da baixa de Macau estão optimistas com volume de turistas durante o ano novo lunar no território que, apesar de "novo recorde", recebeu na terça-feira quase menos 50% do que no período equivalente antes da pandemia.
As rendas das habitações vão aumentar nos próximos meses. Por exemplo, a renda de uma fracção com um quarto cuja renda seja de 9 mil ou 10 mil dólares de Hong Kong, pode subir até aos 15 mil dólares de Hong Kong até ao Verão. A previsão é de Suzanne Watkinson e Terence Lo, responsáveis da agência Ambiente Properties, que, ao PONTO FINAL, avisaram que "as negociações com os senhorios vão tornar-se mais difíceis".
Em Novembro de 2022 o volume de negócios dos proprietários entrevistados da restauração desceu 6,8%, face a Novembro de 2021, indicou a Direcção dos...
A União de Federações de Futebol de Língua Portuguesa (UFFLP) pretende ajudar os países menos desenvolvidos a progredir num amplo projecto focado na formação e partilha, essencialmente de Portugal e Brasil. Macau encontra-se entre os membros efectivos.
O luso-brasileiro regressa pela terceira vez ao território para representar as cores dos canarinhos, depois de ter vestido as cores do Benfica de Macau e do Chao Pak Kei. Ao PONTO FINAL, o atleta de 33 anos referiu estar pronto mais este desafio, com vontade de voltar a seu campeão, “e se possível” fazer a dobradinha.
O "Projecto de Apoio Financeiro para Formação de Atletas de Elite" foi criado pelo Governo em 2014 e, desde então, foram 317 os atletas que participaram na iniciativa. Além disso, seis aderiram ao Projecto de Atletas de Elite Reformados. O Instituto do Desporto (ID) diz que está a estudar a optimização destes projectos para atrair mais atletas.
O historiador Ivo Carneiro de Sousa lançou o livro "Memórias, Viagens e Viajantes Franceses por Macau (1609-1900)", o seu sétimo trabalho de investigação, que faz parte da Colecção Farol da Guia. A obra de Ivo Carneiro de Sousa tem quatro volumes e foi publicada pelo Instituto Cultural.
O súbito desmantelamento da estratégia ‘zero casos’ de covid-19 e subsequente aumento de infecções e mortes suscitou um “desafio de credibilidade” para Pequim, admitiu um especialista chinês em políticas de saúde pública. A estratégia de ‘zero casos’ de covid-19 foi assumida pelo Presidente Xi Jinping como um trunfo político e prova da superioridade do modelo de governação chinês, após o país conter com sucesso os surtos iniciais da doença.
A Administração do Ciberespaço da China lançou ontem uma campanha com o objectivo de “criar um ambiente auspicioso e festivo” e “rectificar rumores” sobre a covid-19 durante as férias do Ano Novo Lunar.
A Ucrânia congratulou-se ontem com a decisão da Alemanha de lhe fornecer tanques Leopard e pediu aos aliados ocidentais que continuem a enviar armamento...
Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu e o secretário-geral da NATO assinaram ontem a terceira Declaração Conjunta de Cooperação para fazer...
Timor-Leste tem uma população activa de 800 mil pessoas, mas a força de trabalho é de apenas 247 mil pessoas, com o país a registar uma taxa de subutilização de mão-de-obra disponível de quase 30%.
O Presidente do Brasil disse ontem que a conclusão da negociação do acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul é prioridade e sinalizou disponibilidade...
O Governo timorense aprovou ontem o Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento do Turismo 2023-2030, que pretende desenvolver o país como “destino único na Ásia”, apostando num setor “inclusivo, sustentável e responsável”.
O ministro das Relações Exteriores angolano pediu ontem ao seu homólogo russo um cessar-fogo com a Ucrânia, enquanto Lavrov, que está em Luanda, lembrou...
O Presidente da República timorense, José Ramos-Horta, considerou ontem que alguns responsáveis de instituições de segurança em Timor-Leste atuam sem respeitar as leis e valores democráticos e com “total impunidade”.
O ministro das Finanças do Japão, Sunichi Suzuki, referiu-se a uma deterioração "sem precedentes da saúde fiscal do país" sublinhando que a dívida pública foi agravada pela pandemia e pela inflação. A Confederação de Sindicatos do país pediu aumentos de 5%, o valor mais elevado dos últimos 28 anos.
As autoridades norte-coreanas ordenaram um confinamento de cinco dias a partir de ontem em Pyongyang, após o aumento das infecções de uma doença respiratória...
As autoridades de justiça do Japão confirmaram a absolvição de três antigos executivos da operadora da central de Fukushima, na acusação de negligência no acidente nuclear, na sequência do tsunami de Março de 2011.
A cidade voltou a abrir, revitalizada e cheia de visitantes, com mais de 350 mil turistas a entrarem em Macau nos primeiros dias do Ano Novo Lunar. Eliminação de restrições antiepidémicas impulsionou os turistas a escolher o território como destino de uma curta viagem para experimentar a gastronomia e apreciar a paisagem. O PONTO FINAL falou com visitantes do interior da China e de Hong Kong e todos consideraram a viagem a Macau como sendo conveniente e fácil. Não mostraram preocupações com a Covid-19, mas alguns disseram que eram as restrições que causavam mais medo. Já outros queixaram-se sobre a dificuldade de reserva de quartos de hotel em Macau.
A pouco mais de 7500 quilómetros de distância, a comunidade ucraniana residente no território mostra-se destroçada com o conflito que dura há três meses...
O presidente da Federação de Médico e Saúde de Macau, Chan Iek Lap, admitiu que houve dificuldades na mobilização de profissionais médicos nos postos comunitários de consulta externa durante o mês passado devido à elevada procura de serviços, bem como à infecção do pessoal. Em entrevista ao PONTO FINAL, o médico e deputado enfatiza que as autoridades e o sector médico estavam a preparar-se bem para um surto após a reabertura da cidade, apesar do facto de a velocidade de contágio da Covid-19 ter sido bastante rápida e as mortes são difíceis de evitar neste contexto.
Rui Pedro Cunha iniciou funções como presidente da Câmara de Comércio Europeia em Macau (MECC) e, para já, as atenções estão todas viradas para Hengqin. Em entrevista ao PONTO FINAL, Rui Pedro Cunha sublinhou a importância da Ilha da Montanha para o futuro de Macau e acabou por lamentar as restrições impostas no território, que fazem com que a região desvalorize aos olhos dos investidores estrangeiros.
Mário Évora é o novo presidente da direcção da Associação dos Médicos de Língua Portuguesa de Macau. Em entrevista ao PONTO FINAL, destacou a importância da presença dos médicos em Macau e assinalou que a população continua a ter "um grande apreço" pelos médicos portugueses. O cardiologista aprova a aposta do Governo na indústria da saúde, mas alertou para a falta de recursos humanos. Sobre as restrições das autoridades locais para fazer face à Covid-19, que se prolongam há três anos, Évora apontou que a decisão é política e sanitária.
Rita Santos, em entrevista ao PONTO FINAL, manifestou o seu apoio à revisão da Lei de Segurança Nacional e considera que a liberdade e os direitos fundamentais dos residentes de Macau já estão devidamente protegidos. A Conselheira das Comunidades Portuguesas não concorda com a ideia que Macau tem ficado cada vez mais semelhante à ChinaContinental e que a comunidade de matriz não-chinesa está a diminuir, defendendo que a mesma “tem estado entrosada” em Hengqin.
A chave para a recuperação económica é uma abertura radical das fronteiras. A ideia é defendida por José Luís Sales Marques em entrevista ao PONTO FINAL. O economista acredita que só assim se pode compensar a queda das receitas do jogo VIP. Na opinião de Sales Marques, a diversificação da economia deve passar pelo turismo cultural e pela integração na Grande Baía. Sales Marques, que também é Presidente do conselho permanente do Conselho das Comunidades Macaenses, nota que "a cultura macaense mais tradicional tem vindo a ser preservada e considerada importante pelo Governo de Macau".
2022 acentuou algumas das tendências que vinham de anos anteriores e acresceu preocupações de instabilidade política e social em virtude de uma ordem global...
Depois de, no fim-de-semana passado, o Rota das Letras – Festival Literário de Macau se ter estabelecido na Livraria Portuguesa, ao longo deste fim-de-semana...
O Centro de Indústrias Criativas – Creative Macau marca o seu 18.º aniversário com uma exposição colectiva intitulada por “Open Close Open”, que visa...
A exposição de trabalhos seleccionados de artistas locais no âmbito da Bienal Internacional de Arte de Macau 2021 (Arte Macau) está patente no Antigo...
A propósito do Ano Novo Chinês e do regresso em massa dos turistas, os secretários deslocaram-se a vários pontos da cidade durante os feriados, por forma a verificarem a situação nos bairros da cidade durante a época festiva. Lei Wai Nong esteve na Rua de Cinco de Outubro e Elsie Ao Ieong visitou os hospitais, por exemplo.
Por ocasião da celebração do Ano Novo Chinês, o Chefe do Executivo manifestou votos de vitalidade e prosperidade ao território e sublinhou estar confiante no avanço e desenvolvimento de Macau. Ho Iat Seng, na sua mensagem festiva, afirmou que a região vai conseguir superar os desafios relativos à pandemia e recessão económica, tendo em conta a retoma de circulação normal entre Macau e o interior da China, e a concretização dos novos planos de investimentos por parte das operadoras de jogo.
A Assembleia Legislativa (AL) aprovou ontem, na generalidade, a proposta de lei sindical apresentada pelo Governo, que não prevê o direito à greve nem à negociação colectiva. No debate, Lei Wai Nong, secretário para a Economia e Finanças, explicou que Macau precisa de uma lei sindical "com características próprias".
Na opinião de José Pereira Coutinho, o Governo lidou mal com a pandemia do princípio ao fim. Segundo o deputado, durante os três anos em que a região esteve fechada, o Executivo adoptou medidas desadequadas e despropositadas. Agora, num período de levantamento das restrições, as autoridades mostraram uma "profunda falta de preparação".
Os Serviços de Saúde pretendem criar uma consulta externa de diagnóstico e tratamento auditivo nos centros de saúde. A informação foi dada pelas autoridades em resposta a uma interpelação escrita do deputado Ngan Iek Hang. Na resposta, os Serviços de Saúde indicaram também que nesta consulta serão disponibilizados os serviços de rastreio auditivo, exame e diagnóstico, e tratamento.
A Direcção dos Serviço para os Assuntos de Tráfego (DSAT) anunciou ontem o lançamento de 2.109 novas quotas regulares para circulação de veículos particulares...
A entrada de turistas em Macau continua a subir com o arranque dos feriados do Ano Novo Chinês. O território recebeu um total de 245 mil turistas entre a véspera e o terceiro dia do Ano Novo Lunar. Ademais, chegaram na terça-feira a Macau mais de 90 mil visitantes, o que bateu o recorde no volume de visitantes diários desde 2020. Já a iniciativa “Passeando pela Almeida Ribeiro” conseguiu atrair 93 mil visitas em três dias.
Ana Paula Cleto vai deixar as funções de delegada da Fundação Oriente em Macau, depois de 13 anos no cargo. Para o seu lugar irá Catarina Cottinelli, que vai assumir as funções a partir do início de Abril. Citada no comunicado da Fundação Oriente, a futura delegada em Macau diz que vai tentar "divulgar e promover o espólio" do organismo.
Morreu na passada sexta-feira, em Macau, a antiga jornalista do PONTO FINAL e da TDM Isabel Meneses, aos 54 anos. Isabel Meneses trabalhou também no Leal Senado e no Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais. Estava actualmente em Macau a preparar um trabalho sobre a pandemia.
Comerciantes da baixa de Macau estão optimistas com volume de turistas durante o ano novo lunar no território que, apesar de "novo recorde", recebeu na terça-feira quase menos 50% do que no período equivalente antes da pandemia.
As rendas das habitações vão aumentar nos próximos meses. Por exemplo, a renda de uma fracção com um quarto cuja renda seja de 9 mil ou 10 mil dólares de Hong Kong, pode subir até aos 15 mil dólares de Hong Kong até ao Verão. A previsão é de Suzanne Watkinson e Terence Lo, responsáveis da agência Ambiente Properties, que, ao PONTO FINAL, avisaram que "as negociações com os senhorios vão tornar-se mais difíceis".
Em Novembro de 2022 o volume de negócios dos proprietários entrevistados da restauração desceu 6,8%, face a Novembro de 2021, indicou a Direcção dos...
A União de Federações de Futebol de Língua Portuguesa (UFFLP) pretende ajudar os países menos desenvolvidos a progredir num amplo projecto focado na formação e partilha, essencialmente de Portugal e Brasil. Macau encontra-se entre os membros efectivos.
O luso-brasileiro regressa pela terceira vez ao território para representar as cores dos canarinhos, depois de ter vestido as cores do Benfica de Macau e do Chao Pak Kei. Ao PONTO FINAL, o atleta de 33 anos referiu estar pronto mais este desafio, com vontade de voltar a seu campeão, “e se possível” fazer a dobradinha.
O "Projecto de Apoio Financeiro para Formação de Atletas de Elite" foi criado pelo Governo em 2014 e, desde então, foram 317 os atletas que participaram na iniciativa. Além disso, seis aderiram ao Projecto de Atletas de Elite Reformados. O Instituto do Desporto (ID) diz que está a estudar a optimização destes projectos para atrair mais atletas.
O historiador Ivo Carneiro de Sousa lançou o livro "Memórias, Viagens e Viajantes Franceses por Macau (1609-1900)", o seu sétimo trabalho de investigação, que faz parte da Colecção Farol da Guia. A obra de Ivo Carneiro de Sousa tem quatro volumes e foi publicada pelo Instituto Cultural.
O súbito desmantelamento da estratégia ‘zero casos’ de covid-19 e subsequente aumento de infecções e mortes suscitou um “desafio de credibilidade” para Pequim, admitiu um especialista chinês em políticas de saúde pública. A estratégia de ‘zero casos’ de covid-19 foi assumida pelo Presidente Xi Jinping como um trunfo político e prova da superioridade do modelo de governação chinês, após o país conter com sucesso os surtos iniciais da doença.
A Administração do Ciberespaço da China lançou ontem uma campanha com o objectivo de “criar um ambiente auspicioso e festivo” e “rectificar rumores” sobre a covid-19 durante as férias do Ano Novo Lunar.
A Ucrânia congratulou-se ontem com a decisão da Alemanha de lhe fornecer tanques Leopard e pediu aos aliados ocidentais que continuem a enviar armamento...
Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu e o secretário-geral da NATO assinaram ontem a terceira Declaração Conjunta de Cooperação para fazer...
Timor-Leste tem uma população activa de 800 mil pessoas, mas a força de trabalho é de apenas 247 mil pessoas, com o país a registar uma taxa de subutilização de mão-de-obra disponível de quase 30%.
O Presidente do Brasil disse ontem que a conclusão da negociação do acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul é prioridade e sinalizou disponibilidade...
O Governo timorense aprovou ontem o Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento do Turismo 2023-2030, que pretende desenvolver o país como “destino único na Ásia”, apostando num setor “inclusivo, sustentável e responsável”.
O ministro das Relações Exteriores angolano pediu ontem ao seu homólogo russo um cessar-fogo com a Ucrânia, enquanto Lavrov, que está em Luanda, lembrou...
O Presidente da República timorense, José Ramos-Horta, considerou ontem que alguns responsáveis de instituições de segurança em Timor-Leste atuam sem respeitar as leis e valores democráticos e com “total impunidade”.
O ministro das Finanças do Japão, Sunichi Suzuki, referiu-se a uma deterioração "sem precedentes da saúde fiscal do país" sublinhando que a dívida pública foi agravada pela pandemia e pela inflação. A Confederação de Sindicatos do país pediu aumentos de 5%, o valor mais elevado dos últimos 28 anos.
As autoridades norte-coreanas ordenaram um confinamento de cinco dias a partir de ontem em Pyongyang, após o aumento das infecções de uma doença respiratória...
As autoridades de justiça do Japão confirmaram a absolvição de três antigos executivos da operadora da central de Fukushima, na acusação de negligência no acidente nuclear, na sequência do tsunami de Março de 2011.