Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva forte
30.7 ° C
33.7 °
29.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCurso de Comunicação e Media da USJ considerado um dos melhores da...

      Curso de Comunicação e Media da USJ considerado um dos melhores da Ásia

      O curso de Comunicação e Media da Universidade de São José (USJ) foi considerado um dos melhores da Ásia pela revista Asia Education Review. Ao PONTO FINAL, José Manuel Simões, coordenador dos cursos de bacharelato e mestrado de Comunicação e Media, mostrou-se satisfeito pela distinção e adiantou que, a partir do ano lectivo de 2025/2026, o curso vai sofrer alterações.

      A revista Asia Education Review considerou o curso de Comunicação e Media da Universidade de São José (USJ) um dos melhores da Ásia no ranking deste ano. O portal avalia critérios como a qualidade académica, a relevância para a indústria, a competência do corpo docente, as infra-estruturas e o impacto da instituição no desenvolvimento profissional dos estudantes.

      José Manuel Simões, coordenador dos cursos de bacharelato e mestrado de Comunicação e Media e também director do departamento de Media, Arte e Tecnologia, mostrou-se satisfeito pela distinção: “Este tipo de menções demonstra que o nosso trabalho é reconhecido”. “É também prova de que este é talvez o curso de maior sucesso da universidade talvez nos últimos anos, quer em termos de número de alunos, quer em termos de resultados, exposição”, acrescentou em declarações ao PONTO FINAL.

      O responsável asseverou que os alunos do exterior que fazem intercâmbios no curso da USJ costumam deixar elogios, salientando a componente prática que “permite dar visibilidade à sua criatividade”. “Este é um dos motivos do sucesso do curso”, comentou, lembrando que, quando desenhou o curso, em 2008, teve “a preocupação de criar um curso que fosse abrangente, que tivesse um espectro de cadeiras muito amplo, desde a programação, vídeo, fotografia, jornalismo, marketing, relações públicas, eventos, 3D, multimédia, empreendedorismo”.

      José Manuel Simões lembrou também que esta não é a primeira vez que o curso é distinguido. Recentemente, a agência de creditação A3ES avaliou a qualidade de cursos à escala global, descrevendo o curso de Comunicação e Media como “o programa estrela” da USJ.

      A USJ descreve o curso como sendo “concebido para proporcionar um percurso de aprendizagem personalizado e centrado no aluno”. O curso “tem vindo a demonstrar de forma consistente ao longo dos anos, o seu empenho em oferecer um currículo abrangente e actual, prepara os alunos com competências e conhecimentos necessários para se destacarem no sector dos meios de comunicação social que se encontra em evolução rápida”, descreve a instituição de ensino superior.

      NOVIDADES A PARTIR DE 2025/2026

      O responsável adiantou também que, a partir do ano lectivo de 2025/2026, o curso vai sofrer alterações. Desde logo no nome, que vai mudar para licenciatura em Comunicação Digital e Media. Esta reformulação pretende intensificar a componente digital do curso, de forma a “acompanhar as tendências globais”.

      Actualmente, a licenciatura deste curso tem 80 alunos, divididos por quatro turmas. É também um dos mais internacionais da USJ, com cerca de 30% dos estudantes provenientes do exterior de Macau.