Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaLeong Kit Man inaugura exposição integrada em projecto de promoção de jovens...

      Leong Kit Man inaugura exposição integrada em projecto de promoção de jovens artistas

       

      A “Exposição de Obras de Leong Kit Man – Chui Yun Ilusões visuais”, integrada no Projecto de Promoção de Jovens Artistas de Macau, organizada pela Fundação Macau, foi inaugurada na passada sexta-feira, pelas 18h30, na sala de exposições e sala multifuncional do Centro UNESCO de Macau, no NAPE. Estará patente ao público até 1 de Novembro.

      A mostra revela 40 obras em pintura gongbi e cinco de instalação, das quais algumas já foram premiadas. Foi publicado, na mesma ocasião, um álbum com o mesmo título. O projecto recebeu apoio do Fundo Nacional de Artes da China, que participou também no processo de selecção e avaliação, “garantindo o padrão e a qualidade do projecto”, considerou a organização, que referiu que Leong Kit Man é a 13.ª artista deste projecto.

      Leong Kit Man é especializada em pintura gongbi de cores intensas e inclinada a retratar diversas facetas da vida num ritmo ocasionalmente rigoroso e relaxante e envolvida na prática e ensino de pintura chinesa, bem como na curadoria de exposições, crítica de arte, organizadora de projectos artísticos e monitora de cursos de arte ao longo de vários anos.

      A artista é autora de uma tese de doutoramento sobre o reconhecimento das imagens Chui Yun como pinturas, sendo perita em teoria das belas-artes. Seleccionada para expor o seu trabalho na 13.ª Exposição Nacional de Belas-Artes em Pequim, ganhou um prémio de Melhor Obra na Exposição Colectiva de Artistas de Macau, e um prémio de Distinção na Exposição Anual de Artes Visuais de Macau, entre outros. Tem obras em colecções de organismos oficiais, entidades privadas e particulares.

      Actualmente é professora de Belas-Artes e orientadora de mestrados na Faculdade de Letras e Artes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), e membro da Associação de Artistas Chineses; entre outras diversas associações ligadas às artes.

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau