Edição do dia

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
79 %
6.7kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Ron Lam alerta Governo para problemas estruturais em edifício no Patane ...

      Ron Lam alerta Governo para problemas estruturais em edifício no Patane  

      O gabinete do deputado enviou uma carta a Lai Weng Leong, director dos Serviços de Solos e Construção Urbana, onde exorta o Governo “a acelerar a inspecção do antigo edifício situado na Rua Ribeira do Patane, 50-50A”, bem como, “em conformidade com a lei, emitir uma ordem de reparação ao proprietário”.

       

      O deputado da Assembleia Legislativa (AL) Ron Lam entregou ontem uma carta à Direcção dos Serviços de Solos e Construção Urbana (DSSCU), dirigida ao director Lai Weng Leong, onde pede uma inspecção urgente ao antigo edifício situado na Rua Ribeira do Patane, 50-50A, bem como, “em conformidade com a lei, emitir uma ordem de reparação ao proprietário”.

      Ron Lam é muito claro no pedido: ou reparação ou demolição. “Se for para manter, o Governo deve solicitar ao proprietário que complete os trabalhos de reparação e reforço necessários de modo a garantir a segurança pública”, exortou.

      No passado dia 17 de Setembro, um pedaço grande de cimento do edifício caiu na via pública. No entanto, como sublinhou o parlamentar, “felizmente, nenhum transeunte ficou ferido”. “Tanto os bombeiros como a polícia estiveram no local e, segundo sei, não é a primeira vez que se verifica queda de pedaços do edifício na via pública”, escreveu ainda o deputado. “No início de Junho de 2020, registou-se um incidente devido a fortes chuvas”.

      O parlamentar descreve que o edifício “está em muito mau estado e com fissuras”, sendo que, até ao momento, “não foi tomada qualquer acção para solicitar ao proprietário que efectue reparações no edifício”.

      Existem muitas fissuras nas paredes. As armaduras de aço no betão estão muito expostas e enferrujadas. O que é mais preocupante é que uma grande árvore cresceu no telhado do antigo edifício e a sua coroa até cobriu todo o telhado e estendeu-se para o exterior. Não só as raízes da árvore já causaram fendas óbvias entre as paredes externas e a colunata, também o peso da própria árvore pode causar danos estruturais no edifício ou mesmo o seu colapso”, escreveu o parlamentar, especialista em Gestão Pública.

      Aliás, Ron Lam mostra-se mesmo surpreso com o facto de nem existir um edital relativo à notificação do acompanhamento do prédio em mau estado de conservação no site da DSSCU. “Se nada for feito, e o mais rapidamente possível, as consequências serão inimagináveis”, sugeriu, lembrando que o edifício em questão “encontra-se desocupado e vazio há muito tempo”.

      O deputado, presidente da Associação da Sinergia de Macau, considera que “deverá ser criado um canal de comunicação directo com o proprietário para solicitar a manutenção do edifício”.

      Existe ainda, em cima da mesa, uma suspeita de que a situação possa estar a provocar um “possível bloqueio dos esgotos públicos, que não só afecta a higiene da vizinhança, mas também facilita a queda de peões durante a noite, quando não há luz suficiente”. “Espero que as autoridades envolvidas se coordenem com o proprietário para que este cumpra com as suas responsabilidades de manutenção o mais rapidamente possível, de modo a devolver aos peões um ambiente de passeio seguro e confortável”, disse o presidente da Associação de Mútuo Auxílio dos Moradores do Patane, citado pelo jornal Ou Mun, no dia do último incidente com o prédio.

       

      PONTO FINAL