Réplicas das assembleias de voto vão ser instaladas no Tap Seac e no Fórum de Macau

0
36
FOTOGRAFIA ELOI CARVALHO

A Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL) vai instalar duas réplicas das assembleias de voto das eleições de dia 14 de Setembro no Pavilhão Polidesportivo Tap Seac e no Fórum de Macau, que estarão abertas ao público entre amanhã e o dia 12 de Setembro, das 9h às 18h.

Num comunicado divulgado ontem, a CAEAL diz esperar que a instalação destas réplicas possa permitir a familiarização por parte de da população sobre o procedimento de votação e da forma correcta de marcar o boletim de voto.

As duas réplicas são reproduções das assembleias de voto reais que através de formas diversificadas também vão transmitir informações sobre as eleições para a Assembleia Legislativa, incluindo vídeos promocionais e jogos de perguntas e respostas com prémios. Na réplica instalada no Pavilhão Polidesportivo Tap Seac, foi instalado um jogo com elementos interactivos de detecção de movimentos sobre as informações das eleições. No local também estará disponível uma zona para tirar fotografias e serão distribuídas lembranças.

A CAEAL, por intermédio da Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude, irá organizar visitas aos alunos, “a fim de aprofundar os seus conhecimentos sobre as eleições para a Assembleia Legislativa e o processo de votação, desenvolver a consciência cívica e prepará-los para o cumprimento do seu dever cívico, após recenseamento”.

Nas réplicas estão instalados ainda quiosques de auto-atendimento, que permitem aos eleitores consultarem a assembleia de voto atribuída e aos jovens residentes permanentes maiores de 18 anos realizarem o devido recenseamento eleitoral.

Além disso, a CAEAL incentiva também os eleitores invisuais ou com deficiência visual a deslocarem-se às duas réplicas para simularem a votação, no sentido garantir uma adaptação antecipada ao uso exclusivo da matriz do boletim de voto.