Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.4 ° C
28.2 °
25.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Qui
27 °
Sex
26 °
Sáb
27 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaArtista de animação Nizo Yamamoto dos estúdios japoneses Ghibli morre aos 70...

      Artista de animação Nizo Yamamoto dos estúdios japoneses Ghibli morre aos 70 anos

      O director de arte de animação e artista Nizo Yamamoto, que trabalhou nos filmes dos estúdios Ghibli e na série “Conan, o Rapaz do Futuro”, morreu de cancro aos 70 anos, anunciou a família nas redes sociais.

      Yamamoto – que trabalhou com realizadores como Satoshi Kon, Mamoru Hosoda e Makoto Shinkai – morreu a 19 de agosto na sua casa em Saitama, a norte de Tóquio, anunciou o seu filho mais velho, Takao Yamamoto, numa declaração nas redes sociais, na segunda-feira.

      O seu primeiro trabalho como director artístico foi na série “Conan, o Rapaz do Futuro” (“Mirai Shōnen Konan”, 1978), realizada por Hayao Miyazaki para o estúdio Nippon Animation, que chegou a Portugal nos anos 1980, exibida pela RTP.

      Em 1985, Miyazaki convidou-o a juntar-se ao seu novo estúdio, o Studio Ghibli, para participar na produção de “O Castelo no Céu” (“Laputa”, 1986), e participaria em numerosas obras de Miyazaki ou do seu parceiro Isao Takahaya, incluindo “Grave of the Fireflies” (“Hotaru no Haka”, 1988) e a “Princesa Mononoke” (“Mononoke Hime”, 1997). Yamamoto também trabalhou como diretor de arte e artista de fundo em filmes de culto como “Perfect Blue” (1997), de Satoshi Kon, “A Rapariga que Saltou no Tempo” (“Toki wo Kakeru Shojo”, 2005), de Mamoru Hoshoda, e “O Tempo Contigo” (“Tenki no Ko”, 2019), de Makoto Shinkai, que estabeleceram a perceção das suas nuvens características, apelidadas de “nuvens Nizo”.

      Nascido em 27 de Junho de 1953 na ilha de Goto, no sudoeste da província de Nagasaki, Yamamoto mudou-se para Tóquio depois de estudar arquitetura e pintura numa escola secundária em Gifu, no centro de Tóquio, para se formar na Faculdade de Design da capital. Yamamoto também se juntou à Telecom Animation Film, onde foi responsável pelos cenários do filme “O Castelo de Cagliostro” (“Lupin III: Kariosutoro no shiro”, 1979).

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau