Japão anuncia reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 sobre Ucrânia

0
36
TOKYO, JAPAN - MARCH 05: Protesters against the Russian invasion of Ukraine march through Shibuya area on March 05, 2022 in Tokyo, Japan. Protests have continued in Japan following Russia’s invasion Ukraine. With over one million people now having fled the war, the Japanese government has announced that they will accept Ukrainian refugees. (Photo by Yuichi Yamazaki/Getty Images)

 

O Governo japonês anunciou ontem a realização de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 sobre a reconstrução da Ucrânia, aproveitando a presença destes no Reino Unido num fórum de investimentos para ajudar Kiev.

Yoshimasa Hayashi iniciou ontem uma viagem de cinco dias a Londres e Paris, que vai centrar-se na participação do Japão na Conferência de Recuperação da Ucrânia, no Reino Unido, e num outro fórum, na capital francesa, centrado nas vias de financiamento para os países em desenvolvimento.

Os dirigentes e os ministros dos Negócios Estrangeiros de cerca de 60 países participam no fórum de Londres, juntamente com as autoridades ucranianas e dezenas de representantes de empresas, numa conferência que procura esquemas de financiamento público e privado para ajudar a reconstruir a Ucrânia.

Convocada no âmbito da actual presidência japonesa do G7, a reunião terá lugar depois de os líderes do bloco G7 (Japão, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Canadá e Estados Unidos) se terem reunido em Maio na cidade japonesa de Hiroshima, numa cimeira em que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, participou como convidado.

Para além da ajuda à Ucrânia, Hayashi e os outros ministros dos Negócios Estrangeiros deverão também discutir as conclusões da recente visita do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China, onde se reuniu com o Presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim.

A reunião desta semana será a terceira reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 realizada sob a presidência japonesa.

Na segunda-feira, o Japão e a Ucrânia assinaram um memorando de cooperação sobre a reconstrução da infraestrutura ucraniana afetada pela invasão russa, baseando-se na experiência dos especialistas japoneses após o terramoto e tsunami de 2011.

O ministro das Infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, recebeu do ministro da Reconstrução do Japão, Hiromichi Watanabe, recomendações de políticas e conhecimentos para uma reconstrução sustentável com base na experiência do terramoto que resultou no desastre da central nuclear de Fukushima Daichii. “A guerra não dura para sempre, e precisamos (…) reconstruir toda a infraestrutura, casas e economia destruídas. O conhecimento do Japão é extremamente importante e único no mundo”, declarou Kubrakov.

Por sua vez, Watanabe indicou que, “para a reconstrução, é essencial não apenas melhorar a infraestrutura, mas também fortalecer a resiliência e a capacidade de resposta às futuras emergências”.