Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaImperador japonês reúne-se com Presidente indonésio na primeira visita ao exterior

      Imperador japonês reúne-se com Presidente indonésio na primeira visita ao exterior

      O imperador japonês, Naruhito, reuniu-se com o Presidente indonésio, Joko Widodo, na segunda-feira, no terceiro dia da sua primeira viagem oficial ao exterior desde que ascendeu ao trono, em 2019. Widodo e a primeira-dama da Indonésia, Iriana, deram as boas-vindas a Naruhito e à imperatriz japonesa, Masako, no palácio presidencial de Bogor. “Sinto-me muito honrado porque aIndonésia é o primeiro destino da visita de Estado bilateral do imperador japonês ao estrangeiro”, declarou Widodo.

      Naruhito está a tentar sublinhar a amizade entre o Japão e a Indonésia durante a visita de uma semana, e as autoridades disseram que os dois líderes iriam falar sobre a cooperação entre os países.

      O imperador chegou à capital no sábado e visitou alguns locais da cidade, incluindo uma estação do MRT de Jacarta, que é a primeira linha de metro da Indonésia e foi financiada por um empréstimo da Agência de Cooperação Internacional do Japão. Naruhito vai visitar o cemitério dos heróis da Indonésia em Jacarta esta terça-feira.

      Para quarta-feira, está prevista uma visita a Yogyakarta, uma cidade também situada na ilha de Java, centro da cultura javanesa e sede de dinastias reais com séculos de existência. Na quinta-feira, será a vez de visitar o templo de Borobudur, o maior templo budista do mundo.

      Antes de deixar o Japão, Naruhito afirmou que a cooperação com os países em desenvolvimento é fundamental para enfrentar os desafios globais, como as alterações climáticas, a energia e a alimentação.

      A viagem ocorre no momento em que o Japão e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) assinalam 50 anos de amizade este ano, altura em que a Indonésia assume a presidência do grupo.

      O Japão procura cada vez mais aprofundar os laços com os países em desenvolvimento para fazer face aos desafios regionais e globais. O Japão é o maior fornecedor de ajuda pública ao desenvolvimento à Indonésia, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Naruhito, de 63 anos, é o primeiro imperador do Japão nascido após a Segunda Guerra Mundial, que foi travada em nome do seu avô, o imperador Hirohito.

      As tropas japonesas ocuparam a Indonésia, então colónia das Índias Orientais Holandesas, de 1942 até à rendição de Tóquio, em Agosto de 1945.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau