Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Março, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
24.9 ° C
28.3 °
24.9 °
83 %
6.2kmh
40 %
Qui
25 °
Sex
24 °
Sáb
21 °
Dom
20 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Ásia Japão levanta restrições à exportação de material para semicondutores para Seul

      Japão levanta restrições à exportação de material para semicondutores para Seul

      O Japão levantou ontem restrições à exportação de produtos químicos, necessários para fabricar semicondutores, para a Coreia do Sul, horas após o Presidente sul-coreano ter chegado a Tóquio para uma cimeira bilateral.

      Por seu lado, o ministro do Comércio sul-coreano indicou que o país vai retirar uma queixa apresentada junto da Organização Mundial do Comércio (OMC), suspensa em 1 de Março.

      Lee Chang-yang indicou que, durante negociações realizadas esta semana, os dois países chegaram a acordo quanto às restrições aos materiais químicos básicos que as empresas sul-coreanas compram para fabricar ecrãs e ‘microchips’ de memória. As limitações foram impostas por Tóquio no início de julho de 2019, alegando razões de segurança.

      Semanas mais tarde, num alargamento das restrições, o Governo nipónico anunciou que ia retirar a Coreia do Sul da “lista branca” de parceiros comerciais, um estatuto especial que Seul detinha desde 2004, juntamente com um grupo de 26 países. Seul não tardou a aplicar a mesma medida, num agravamento da tensão entre os dois países.

      O Ministério do Comércio da Coreia do Sul disse agora que os dois países vão continuar a debater uma possível reaplicação do estatuto de parceiro comercial preferencial de forma bilateral.

      A Coreia do Sul vai investir 300 mil milhões de won (214 milhões de euros) para criar o maior centro de produção de semicondutores do mundo, em duas décadas, anunciou, na quarta-feira, o Ministério da Indústria sul-coreano

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau