Edição do dia

Terça-feira, 16 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.1 ° C
27.1 °
25.9 °
94 %
1.5kmh
40 %
Seg
26 °
Ter
28 °
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaGoverno vai deixar de pagar testes nas quarentenas

      Governo vai deixar de pagar testes nas quarentenas

      A partir de 8 de Maio, quem chega a Macau vindo do estrangeiro ou de Hong Kong terá de pagar duas mil patacas para realizar os oito testes de ácido nucleico que tem de realizar durante a quarentena. Quem chega de zonas de risco do interior da China, terá de pagar 1.250 patacas, já que tem de ser sujeito a cinco testes de ácido nucleico.

      As autoridades anunciaram ontem que, a partir de 8 de Maio, os testes de ácido nucleico realizados em quarentena deixarão de ser pagos pelo Governo. “A fim de utilizar o erário público de forma racional”, explicam as autoridades, quem fica em isolamento, terá de “efectuar o pagamento das despesas dos testes de ácido nucleico, durante o período de observação médica em qualquer hotel de observação médica, por conta própria”.

      O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus explica que, actualmente, os serviços de recolha de amostragem para testes de ácido nucleico nos hotéis de observação médica são prestados por entidades de amostragem não governamentais e são adjudicados pelos Serviços de Saúde. “Dado que a recolha de amostragem no local necessita de mais recursos humanos e a amostra tem de ser testada individualmente, a respectiva despesa é de 250 patacas por pessoa e por hora”, dizem as autoridades.

      “Uma vez que as despesas acima referidas resultam de viagens ao exterior dos indivíduos em causa, a fim de ser feito um bom uso do erário público, o pagamento tem de ser feito pelos próprios utentes dos serviços”, lê-se no comunicado das autoridades de saúde.

      Assim, a partir das zero horas do dia 8 de Maio, quando os indivíduos que se encontrem nestas situações embarcarem em avião, barco ou veículo com destino a Macau, além de procederem à reserva de um hotel de observação médica, têm também de proceder ao pagamento online das despesas do pacote de testes de ácido nucleico com antecedência, devendo apresentar o respectivo SMS de confirmação para embarque no avião, veículo ou barco com destino a Macau.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau