Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.3 ° C
27.6 °
25.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
27 °
Sex
27 °
Sáb
27 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCentro de Ciência e UM listados como Bases Nacionais de Educação...

      Centro de Ciência e UM listados como Bases Nacionais de Educação Científica fora do continente

      O Centro de Ciência de Macau é o primeiro centro de ciência e tecnologia a ser nomeado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia como uma das “Bases Nacionais de Educação Científica” para o período compreendido entre 2021 a 2025, no âmbito de Macau, Hong Kong e Taiwan. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau foi também incluída na lista.

       

      O Centro de Ciência de Macau anunciou ontem em comunicado que foi listado como uma das “Bases Nacionais de Educação Científica de 2021-2025”, o que traduz “o reconhecimento do Estado pelo trabalho de Macau na educação científica” e “o progresso da integração de Macau no plano de desenvolvimento do país”.

      Na nota de imprensa, o Centro de Ciência afirmou que continuará a realizar activamente projectos de educação científica e esforçar-se-á por reforçar a sua capacidade de organizar actividades científicas, de modo a contribuir para a promoção da educação científica dos jovens e para a divulgação da tecnologia de ponta e da ciência no território.

      A Universidade de Macau (UM) anunciou ontem também em comunicado que integrou a mesma lista, nomeadamente com a sua Faculdade de Ciências e Tecnologia.

      As “Bases Nacionais de Educação Científica” referem-se às instituições exemplares nos domínios da ciência e tecnologia, educação, cultura, saúde, agricultura, segurança, recursos naturais e turismo, que estão abertas ao público e têm a função de divulgar a ciência e a educação, sendo classificadas como seis categorias conforme a sua natureza de especialidade, designadamente, Instituição Científica e Tecnológica, Projecto Significativo e Pesquisa em Ensino de Ciências, três categorias agropecuárias que fornecem instalações para melhorar a qualidade científica dos agricultores (Tecnologias e Conquistas relacionadas à Agricultura Avançada, Unidade de Educação Agrícola e Investigação Científica, Centro de Demonstração Agrícola), Sociedade Empresária, Reversa Natural.

      Cabe à Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia (CAST) a orientação geral e a gestão de acreditação no que diz respeito às bases nacionais de educação para a popularização da ciência. O seu trabalho inclui a gestão de acreditação das bases nacionais de educação para a popularização da ciência e a inspecção realizada de cinco em cinco anos, prestando orientação para o desenvolvimento de cada base.

      Em Outubro de 2021, a CAST emitiu um documento orientador intitulado “Aviso sobre a Criação de Bases Educativas Nacionais de Popularização Científica de 2021 a 2025”. Após a referência, avaliação e anúncio público, um total de 800 estabelecimentos na China foram incluídos na lista de “Bases Educativas Nacionais de Popularização Científica” reconhecidas pela CAST. Todas as instalações candidatas à inclusão nesta lista devem satisfazer um conjunto de parâmetros em relação às condições básicas e indicadores de serviços de popularização científica, de acordo com diferentes categorias, e o período de demonstração é de 2021 a 2025.

      O Centro de Ciência de Macau foi inaugurado em Dezembro de 2009, premiado como sendo o planetário de mais alta resolução 3D do livro de recordes do Guinness. O planetário do Centro de Ciência de Macau possui o primeiro sistema digital de projecção para cúpulas hemisféricas no mundo que consegue projectar imagens estereoscópicas com uma resolução de até 8000 × 8000 pixéis. A instituição tem vindo a organizar uma série de actividades em colaboração com cerca de 60 escolas locais, incluindo apresentações didácticas e visitas guiadas para grupos escolares, projectos de voluntariado estudantil, programas de estágios.

       

      PONTO FINAL