Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
18.9 ° C
18.9 °
17.9 °
77 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Competição de música clássica do CCM vale bilhete para Viena

      Competição de música clássica do CCM vale bilhete para Viena

      Realiza-se esta sexta-feira o Concurso Internacional de Música para Jovens Músicos de Viena, que irá ter lugar no Centro Cultural de Macau. A participar estarão alunos de música do território que irão competir por um lugar num concerto de música a realizar-se no histórico auditório Ehrbar, em Viena, em Agosto do próximo ano. Devido às medidas de contenção da pandemia, o concurso não vai estar aberto ao público, mas será possível ver ‘online’ através do YouTube e do Facebook.

      O Concurso Internacional de Música para Jovens Músicos de Viena é organizado pelo Instituto ‘First Education Group’, em cooperação com a Academia Universal de Artes Performativas e ‘MusikQuartier’ da cidade austríaca. Coorganizado pela Associação de Intercâmbio Cultural-Artístico e Educação Internacional de Macau, tendo o objectivo de proporcionar aos jovens estudantes de música do território uma competição musical e oportunidades de aprendizagem profissionais de alta qualidade. O Concurso Internacional de Música para Jovens Músicos de Viena – Finais de Macau 2021, realizou-se a 28-29 de Agosto no Teatro Dom Pedro V, e foi concluído.

      A final deste ano do concurso, que irá decorrer esta sexta-feira no Centro Cultural de Macau (CCM), mantém as características do evento, adaptando-se aos requisitos durante a epidemia. Pianistas bem conhecidos de Viena, incluindo o Professor Franz Zettl, o Professor Luigi Manta e o violinista Konstantin Weitz, integraram a equipa do júri, tal como no ano passado. Houve também novos membros do júri, nomeadamente o Professor Arnold Steinwider e o Professor Eric Lamb, que são os chefes de departamento da Universidade de Música e Artes de Espectáculo de Viena e da Academia de Música e Artes de Espectáculo. Este concurso convidou também a pianista húngara Marina Novak para servir como adjudicatária convidada e instrutora de uma ‘masterclass’ incluída no evento.

      O prémio “Vienna Star” foi acrescentado ao concurso deste ano. Os dez vencedores que obtiveram os pontos mais altos neste concurso foram seleccionados como as “Dez Melhores Estrelas de Viena” em Macau, e são constituídos por Ha Tim Ian, Sze Meng Chon Ryan, Cheong Chi Ioi, Sze Weng Lam Jasmine, Lei Ka Him, Sou Chun Hei, o duo Chan Chi Hin e Chan Chi Fong, assim como o violoncelista Han Pok Man, o tocador de Oboé Wan In Hou e o baterista de Jazz Teng In Hei.

      Os dez vencedores foram convidados a actuar no “Ten Best Macau International Young Musicians – Winner Concert”, que vai ter lugar hoje, no Centro Cultural de Macau. As filmagens da actuação serão publicadas no YouTube e no Facebook no dia seguinte ao evento.

      “Esta é uma experiência muito interessante e valiosa para os estudantes de música clássica em Macau porque podem ouvir um júri e receber comentários dos melhores professores de música de Viena. Todos ensinam na Áustria, onde existem padrões muito elevados”, começa por explicar ao PONTO FINAL Ada Lui, directora de eventos. “Estes professores vêm de instituições muito famosas em Viena, para os estudantes de Macau é uma experiência totalmente nova”, prosseguiu.

      Para os preliminares há quase 1.500 estudantes de Macau, sendo que cada um competiu afincadamente para chegar à final agendada para hoje no CCM. O Concurso Internacional de Música para Jovens Músicos em Viena espera que os estudantes de Macau interessados em música “possam dar mais um passo em frente nas suas futuras carreiras musicais e entrar no palco musical de Viena”, aponta a organização.