Edição do dia

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
14.9 °
13.9 °
77 %
7.7kmh
40 %
Seg
19 °
Ter
19 °
Qua
20 °
Qui
22 °
Sex
16 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Ásia Rei da Malásia reúne-se com partidos para decidir novo primeiro-ministro

      Rei da Malásia reúne-se com partidos para decidir novo primeiro-ministro

      O Rei da Malásia recebeu ontem os chefes dos vários partidos políticos para tentar um acordo no sentido da nomeação do novo chefe do executivo, após a demissão do primeiro-ministro na segunda-feira. O ex-primeiro-ministro Muhyiddin Yassin foi afastado após perder a maioria parlamentar agravando a crise política na Malásia que enfrenta uma nova vaga de contaminações de SARS CoV-2, que provoca a doença covid-19.

      O Rei da Malásia, Abdullah Shah, descartou mais uma vez a realização de eleições antecipadas devido à situação sanitária e pretende designar um primeiro-ministro provisório que reúna apoios políticos. O líder da oposição, Anwar Ibrahim, e os dirigentes dos outros partidos também já foram recebidos no palácio do monarca, em Kuala Lumpur. Não se destacando um sucessor de Muhiddin Yassin, o país pode vir a enfrentar um novo período de instabilidade política.

      A oposição chefiada por Anwar Ibrahim tenta conseguir o poder, depois de quase duas décadas afastada do Governo, enquanto os partidos que dominavam a anterior coligação governamental tentam encontrar um novo líder. Já foi evocada a possibilidade de criação de um governo de unidade nacional que poderia manter-se em funções até que a situação sanitária provocada pelo novo coronavírus permitisse a realização de eleições.

      Até quarta-feira, os deputados também devem submeter ao monarca a opinião sobre o novo primeiro-ministro. O candidato a chefe do executivo tem de conseguir o apoio de 111 de um total de 222 deputados, na Câmara Baixa, para depois ser designado pelo Rei.

      Muhiddin Yassin assumiu o cargo em Março de 2020, sem ter sido eleito, dirigindo um Governo de coligação depois da queda do executivo reformista de Mahathir Mohamad. A legitimidade do Governo de Yassin foi sendo constantemente posta em causa devido à gestão da pandemia de covid-19, muito criticada. Na segunda-feira, um grupo parlamentar retirou o apoio a Muhiddin Yassin provocando o afastamento do primeiro-ministro.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau