Edição do dia

Domingo, 16 de Março, 2025
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
15.9 °
15.9 °
77 %
9.8kmh
40 %
Dom
21 °
Seg
17 °
Ter
17 °
Qua
20 °
Qui
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaEx-líder filipino Rodrigo Duterte detido por ordem do Tribunal Penal Internacional

      Ex-líder filipino Rodrigo Duterte detido por ordem do Tribunal Penal Internacional

      O ex-presidente filipino Rodrigo Duterte foi ontem detido no aeroporto internacional de Manila por ordem do Tribunal Penal Internacional, que o acusa de crimes contra a humanidade durante a sangrenta campanha contra a droga, anunciou fonte oficial. “Esta manhã, a Interpol de Manila recebeu a cópia oficial de um mandado de captura emitido pelo TPI [Tribunal Penal Internacional]”, declarou a Presidência das Filipinas em comunicado. “Encontra-se atualmente sob custódia”, referiu. Rodrigo Duterte (2016-2022) foi detido depois de chegar de Hong Kong e a polícia levou-o sob custódia por ordem do TPI, que tem estado a investigar os assassínios em massa que ocorreram durante a campanha repressiva do antigo dirigente contra a droga, referiu o gabinete do Presidente Ferdinand Marcos, em comunicado.

      O TPI lançou uma investigação sobre os assassínios relacionados com a campanha antidroga sob o comando de Duterte, entre 1 de Novembro de 2011, quando ainda era presidente da Câmara da cidade de Davao, no sul do país, e 16 de Março de 2019, como possíveis crimes contra a humanidade. Duterte retirou as Filipinas em 2019 do Estatuto de Roma, numa medida que os ativistas dos direitos humanos dizem teve como objectivo escapar à responsabilização pelos assassínios. O Governo de Duterte fez movimentações para suspender a investigação deste tribunal no final de 2021, ao argumentar que as autoridades filipinas já estavam a investigar as mesmas alegações e dizendo que o TPI – um tribunal de último recurso – não tinha jurisdição. Juízes do TPI decidiram em Julho de 2023 que a investigação poderia ser retomada e rejeitaram as objecções do Governo Duterte.

      Familiares de vítimas da campanha contra as drogas de Rodrigo Duterte, durante a qual morreram milhares de pessoas, saudaram a detenção do ex-presidente filipino, ontem, por ordem do Tribunal Penal Internacional. “Esta medida do TPI é a prova da validade do nosso apelo para que Duterte e os cúmplices sejam responsabilizados por levarem a cabo a guerra contra a droga”, afirmou, em comunicado, a organização Rise Up, que reúne familiares das vítimas da brutal campanha antidroga do antigo dirigente. “Estou a chorar, queria mesmo vê-lo na cadeia. Eles vão pagar pelo que nos fizeram”, reagiu Jane Lee, mulher de uma das vítimas, citada no comunicado.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau