Macau conseguiu este ano mais cinco lugares na lista do South China Morning Post em relação a 2024, sendo que um dos restaurantes distinguidos é português: Mesa by José Avillez. A distinção de “melhor chef” foi atribuída ao chef Tam Kwok-fung, do Chef Tam’s Seasons.
A lista deste ano das 100 melhores mesas de Macau e Hong Kong do South China Morning Post (SCMP) inclui 30 restaurantes de Macau, mais cinco do que o ano passado. As selecções do jornal sediado em Hong Kong são publicadas anualmente, com o objectivo de divulgar ofertas gastronómicas de excelência em restaurantes de alta-cozinha nas duas regiões.
Nesta 13ª edição do “100 Top Tables”, os restaurantes distinguidos pelo SCMP em Macau localizam-se sobretudo no Cotai e dedicam-se a diferentes tipos de comida: cantonesa, italiana, francesa, japonesa e ocidental. A única representação da cozinha portuguesa surge com o restaurante Mesa by José Avillez, localizado no Grand Lisboa Palace Resort Macau, no Cotai.
Os restaurantes da cadeia SJM foram os que mereceram maior destaque, com seis restaurantes a figurar na lista: três localizados no Grand Lisboa e a outra metade no Grand Lisboa Palace. Seguem-se o Galaxy, que conquistou cinco lugares na lista, e os casinos Wynn e City of Dreams, cada um igualmente representado por quatro restaurantes. Destacam-se ainda o Studio City e o MGM, cada um com dois lugares no ranking do SCMP (ordenado por ordem alfabética e não por importância qualitativa).
“Estamos profundamente gratos ao South China Morning Post por este reconhecimento, que reafirma a nossa busca incessante pela excelência gastronómica e reflecte a paixão e a inovação da nossa equipa culinária, que continua a alargar os limites e a honrar a tradição. Cada um dos nossos seis restaurantes premiados oferece uma experiência distinta, enraizada no rico património gastronómico de Macau”, afirmou a directora-executiva da SJM, Daisy Ho, em nota de imprensa divulgada após a publicação dos resultados. “Continuamos empenhados em manter os mais elevados padrões, reforçando ainda mais a reputação de Macau como um destino gastronómico de classe mundial”.
Também o vice-presidente sénior de Hospitalidade da MGM, Iwan Dietschi, expressou gratidão pelo reconhecimento: “Estamos imensamente orgulhosos de que os nossos distintos restaurantes Imperial Court e Five Foot Road tenham sido novamente reconhecidos na lista ‘100 Top Tables 2025’ do SCMP. Estes tesouros do MGM, que são o epítome da nossa dedicação à cozinha regional chinesa, continuam a ser celebrados pelos nossos clientes pelas suas experiências gastronómicas excepcionais e únicas, mostrando a rica diversidade da cultura culinária chinesa”.
A lista relativa a 2025 impulsiona o estatuto de Macau como Cidade Criativa da Gastronomia, acrescentando mais cinco restaurantes aos 25 já salientados em 2024. No total, entraram seis novos restaurantes para a lista: Don Alfonso, no Grande Lisboa Hotel; Drunken Fish, no Wynn Macau; L’Attitude, no City of Dreams; e Sushi Kissho by Miyakawa, Teppanyaki Shou e Yamazato, no Galaxy Macau. Da lista do ano anterior, caiu o restaurante Golden Flower, no Wynn Macau.
MELHOR CHEF DE 2025 É DE MACAU
Em paralelo à lista de restaurantes em destaque, o guia do South China Morning Post atribui ainda dez prémios de diferentes categorias a vários restaurantes de Macau e Hong Kong: melhor chef, melhor serviço, estrela em ascensão, herói de sustentabilidade, melhor bartender, melhor novo design de interiores, prémio “lenda”, escolha do chef, melhor novo restaurante e melhor novo bar. Os prémios poderão, ou não, ser atribuídos em simultâneo aos mesmos estabelecimentos.
O prémio de melhor chef deste ano foi atribuído ao chef Tam Kwok-fung, responsável pelo restaurante de comida cantonesa Chef Tam’s Seasons, situado no Wynn Palace. No ano passado, todos os dez prémios tinham sido atribuídos a restaurantes de Hong Kong.
Na página do SCMP dedicada aos prémios de 2025, é possível ler que a abordagem do chef Tam Kwok-fung aos princípios da sazonalidade, reformulando os menus de degustação a cada quinzena, é “um feito notável” e com “resultados verdadeiramente excepcionais”.
Em comunicado de imprensa, o resort reconhece a distinção como “uma honra” e “um testamento à excelência culinária e à contribuição contínua do Wynn para o papel de Macau como ‘Cidade Criativa da Gastronomia’”.
C.B.