Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Janeiro, 2025
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
17.9 ° C
17.9 °
17.9 °
94 %
2.1kmh
75 %
Qui
19 °
Sex
19 °
Sáb
19 °
Dom
18 °
Seg
16 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaWong Sio Chak diz que a população está mais sensibilizada para a...

      Wong Sio Chak diz que a população está mais sensibilizada para a segurança nacional

      O secretário para a Segurança assinalou que a segurança pública tem sido “boa e estável” em Macau e que a sensibilização para a segurança nacional entre os residentes é cada vez maior. Wong Sio Chak voltou a aplaudir a implementação da lei de segurança nacional, que, segundo o governante, desempenha um papel importante na manutenção da ordem pública.

       

      A promulgação e implementação da lei da segurança do Estado desempenha “um papel muito importante” na garantia do desenvolvimento socioeconómico, bem como na manutenção da segurança nacional e da ordem pública de Macau, defendeu Wong Sio Chak, acrescentando que houve uma “mudança fundamental” na sociedade depois da entrada em vigor do diploma.

      De acordo com o secretário para a Segurança, que falou no domingo numa entrevista dada a uma delegação dos jornalistas do interior da China e citada pelo Rádio Macau em língua chinesa, essa mudança está relacionada com o “reforço contínuo da consciência e do sentido de responsabilidade de vários sectores na salvaguarda da segurança nacional”.

      “Todos têm uma maior consciencialização dos riscos globais para a segurança nacional. A sensibilização e o reconhecimento do conceito global de segurança nacional foram reforçados, e formou-se gradualmente uma atmosfera social favorável”, sublinhou.

      Wong Sio Chak, no entanto, argumentou que a sensibilização dos residentes na matéria da segurança do Estado “ainda precisa de ser consolidada e promovida no futuro”, particularmente os trabalhos de educação para os jovens sobre o amor pela pátria e por Macau.

      O secretário lembrou ainda que o Governo cooperou com o Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau na organização de sete exposições sobre a educação da segurança nacional. Wong Sio Chak disse que o número de participantes tinha aumentado de ano para ano, o que mostra que “o público atribui grande importância à segurança nacional”.

      O secretário salientou ainda na ocasião que a situação da segurança na sociedade tem sido “boa e estável” ao longo de 25 anos desde a criação da RAEM.

      Wong Sio Chak, que vai permanecer como secretário para a tutela da Segurança no próximo Governo, apontou que no território ainda há muito para fazer no combate e prevenção dos crimes. O responsável disse que vai continuar com a aplicação da tecnologia no trabalho policial para prevenir eficazmente os crimes relacionados com a imigração ilegal. Wong acrescentou que foi melhorado o sistema operacional de cibersegurança, o que deixou a situação geral da segurança cibernética em Macau cada vez melhor.

      Por sua vez, o secretário para a Economia e Finanças deixou também um elogio aos esforços para o desenvolvimento económico da RAEM, sendo que a recuperação da economia pós-epidémica está “satisfactória”. Lei Wai Nong fez um balanço dos cinco anos do seu mandato e afirmou que a parte mais inesquecível do seu trabalho foram os três anos de trabalho contra a pandemia com os seus colegas, durante os quais introduziu uma série de medidas da garantia do emprego e promoção da procura de consumo interno, bem como concluiu a concessão de novas licenças de jogo.