Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
31.7 ° C
34.8 °
30.9 °
89 %
5.1kmh
40 %
Ter
32 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaMacau e Guangxi renovam votos de intercâmbio e assinam novos acordos de...

      Macau e Guangxi renovam votos de intercâmbio e assinam novos acordos de cooperação

      O Chefe do Executivo esteve presente na sessão de promoção da transformação da província de Guangxi numa “importante zona estratégica” para a Grande Baía. Na ocasião, Ho Iat Seng destacou a importância da cooperação entre Macau e a província do interior da China, assinalando que o intercâmbio tem alcançado “resultados notáveis”. Esta sessão resultou na assinatura de novos acordos de cooperação em áreas como a cultura, turismo e medicina tradicional chinesa, por exemplo.

       

      A propósito da sessão de promoção da transformação da província de Guangxi numa “importante zona estratégica” para a Grande Baía, que se realizou na sexta-feira, as autoridades assinaram um conjunto de sete novos acordos entre a RAEM e a província do interior da China, envolvendo a cultura, turismo, protecção ambiental, economia e comércio, cooperação estratégica em medicina tradicional chinesa, cooperação no ensino superior e investigação e desenvolvimento da medicina tradicional chinesa.

      Esta série de acordos assinados pretendem “injectar de forma constante um novo impulso no desenvolvimento contínuo da cooperação entre Guangxi e Macau”, afirmou o Chefe do Executivo no discurso proferido na ocasião. Segundo Ho Iat Seng, a cooperação entre ambos tem sido “continuamente alargada e aprofundada com resultados notáveis”.

      O Chefe do Executivo assinalou também que “os Governos de Guangxi e de Macau, com o forte apoio do Governo Central, têm vindo a trabalhar em conjunto para promover intercâmbio e cooperação aprofundada de alta qualidade em diversos domínios, nomeadamente em ‘Big Health’ da Medicina Tradicional Chinesa, na cultura, no turismo, nas exposições e na protecção ambiental”.

      Ho chamou a atenção para a importância da barragem de Datengxia, em Guangxi, que “é de grande importância para a vida os cidadãos da RAEM e também ao longo do Rio das Pérolas, pois esta permite o fornecimento de água doce a Macau quando a água local é demasiado salgada”, explicou Ho, sublinhando: “Os residentes de Macau bebem água e pensam nas fontes de Guangxi”.

      O Chefe disse ainda que, “a fim de implementar plenamente o espírito consagrado nas importantes instruções apresentadas pelo Presidente Xi Jinping durante a sua visita a Guangxi, em Dezembro de 2023, que se consubstanciam na transformação de Guangxi numa importante zona estratégica para a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, bem como para “se articular e executar de forma abrangente a estratégia nacional de construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”.

      Ho Iat Seng apontou ao futuro e assegurou que a RAEM irá cooperar activamente com Guangxi, frisando que Macau se irá esforçar para elevar a sua função no desenvolvimento económico nacional e na abertura do país a exterior.