Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Ásia Coreia do Norte acusa EUA de colocarem península coreana em guerra nuclear...

      Coreia do Norte acusa EUA de colocarem península coreana em guerra nuclear iminente

      O ministro de Defesa da Coreia do Norte, Kang Sun-nam, acusou ontem os Estados Unidos da América de estarem a colocar a península coreana numa guerra nuclear iminente e descartou a possibilidade de solucionar o conflito com negociações. Desde o início do ano, os EUA transferiram grandes quantidades de armas nucleares estratégicas para a Coreia do Sul, incluindo um submarino nuclear, um bombardeiro estratégico e um porta-aviões do grupo de ataque atómico, disse Kang durante a 11.ª Conferência sobre Segurança Internacional, em Moscovo.

      Segundo o ministro, a questão agora “não é quando uma guerra nuclear vai começar na península coreana, mas quem vai começar, como e quando”. Ainda assim, de acordo com Kang, resolver o conflito através do diálogo ou negociações é neste momento “impossível”. “Enquanto os EUA não reconhecerem o fracasso total da sua política hostil em relação à República Popular Democrática da Coreia e abandonarem para sempre […] a sua política de antagonismo militar com a nossa República, a solução de qualquer problema pelo diálogo ou pela negociação não será possível”, sublinhou. O responsável da pasta da Defesa norte-coreana observou que, nas condições actuais, “só a força é maneira de manter a paz e a estabilidade na península coreana”.

      A tensão entre as duas Coreias está num de seus pontos mais críticos, como resultado dos inúmeros testes de armas que o governo de Pyongyang realiza desde o ano passado, incluindo o dos seus mais sofisticados mísseis balísticos intercontinentais.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau