Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
82 %
3.1kmh
40 %
Qua
18 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Ásia Centenas protestam em Seul contra descarga de água da central de Fukushima

      Centenas protestam em Seul contra descarga de água da central de Fukushima

      Centenas de pessoas manifestaram-se sábado em Seul contra o plano japonês de libertar no mar água tratada da central nuclear de Fukushima.

      Na semana passada decorreram vários protestos na capital da Coreia do Sul, depois de, em Julho, a Agência Internacional de Energia Atómica ter aprovado os planos de Tóquio, assegurando que o processo vai cumprir os padrões internacionais em matéria de segurança. O governo japonês disse que a descarga de água deve começar ainda este verão, mas não adiantou qualquer data.

      O protesto decorreu, de forma pacífica, sob chuva fraca, nas ruas do centro da cidade. Os manifestantes exibiram cartazes, onde era possível ler palavras de ordem como: “Nenhum material radioactivo é seguro para o mar”.

      A Coreia do Sul tem realizado vários testes para demonstrar às pessoas que não há risco de contaminação ambiental ou de alimentos devido às descargas.

      Na sexta-feira, o Ministério dos Oceanos e das Pescas da Coreia do Sul assegurou que nenhum dos testes gerou, até ao momento, preocupações. A segurança das águas residuais de Fukushima tem sido uma ‘questão delicada’ entre os dois países.

      A Coreia do Sul e o Japão têm trabalhado para reparar as suas relações e abordar temáticas como a ameaça nuclear norte-coreana e a política externa da China.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau