Edição do dia

Sábado, 30 de Setembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
30.9 ° C
34.9 °
30.9 °
74 %
2.6kmh
20 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
29 °
Ter
29 °
Qua
31 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade CCCM e USJ assinam carta de intenção para estabelecer eixo académico em...

      CCCM e USJ assinam carta de intenção para estabelecer eixo académico em Lisboa

      A Universidade de São José (USJ) e o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) em Lisboa deram um “passo importante para o desenvolvimento académico e empresarial” com a assinatura de uma carta de intenções que visa o comprometimento de ambas as partes a trabalhar para estabelecer um eixo académico nas instalações do CCCM em Lisboa, anunciou a USJ em comunicado.

      A assinatura do documento aconteceu no passado dia 25 de Maio num evento nas instalações do CCCM com a presidente da entidade, Carmen Amado Mendes, e o reitor da USJ, Stephen Morgan. A grosso modo, o ‘hub’ fornecerá instalações académicas para funcionários e alunos da USJ em Lisboa e uma base para a incubadora de empresas da USJ, Macao Spin, em Portugal.

      Recorde-se que a Macao Spin foi criada para incubar e acelerar ‘spin-offs’ da USJ e uma rede de universidades em toda a área da Grande Baía que desejam fazer negócios em Portugal e nos países de língua portuguesa, bem como fornecer o mesmo para empresas de todos os países de língua portuguesa que desejam expandir os seus negócios com e na China.

      Sobre o evento, Stephen Morgan referiu que “a assinatura da carta de intenções é um momento extremamente significativo para a USJ”. “Ter uma presença académica permanente e uma localização para a Macau Spin no coração de Lisboa demonstra o compromisso da USJ em ser uma plataforma de cooperação académica e envolvimento empresarial entre Macau, a China e a comunidade de países de língua portuguesa. Sou imensamente grato à professora Carmen Mendes por trabalhar incansavelmente para tornar isso uma possibilidade para nós”, notou o reitor da USJ.

      Ainda durante o mesmo evento foi criado um grupo internacional de investigação da Federação Internacional de Universidades Católicas (IFCU, na sigla inglesa), composto por académicos de sete universidades católicas em todo o mundo que trabalham em questões de memória e identidade.

      Inspirado no livro com o mesmo nome do Papa João Paulo II e na 38.ª conferência anual da Associação de Faculdades e Universidades Católicas do Sudeste e Leste Asiático (ASEACCU, na sigla inglesa), o grupo de investigação é liderado pela USJ e inclui quatro universidades da Ásia, duas da Europa e uma no Médio Oriente. O evento de lançamento contou com uma palestra proferida pela reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, com respostas de três académicos do grupo de investigação: Stephen Bullivant, da Notre Dame Australia, Clarence Batan, da University of Santo Tomas Manila e Edward Alam, de Notre Dame-Louaize Beirute.

       

      G.L.P.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau