Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaHo Iat Seng quer mais colaboração com chineses ultramarinos para construção da...

      Ho Iat Seng quer mais colaboração com chineses ultramarinos para construção da Grande Baía

      O Chefe do Executivo participou, através de videoconferência, na conferência da Grande Baía Guangdong-Hong-Kong-Macau de chineses ultramarinos de 2023. Na ocasião, Ho Iat Seng sugeriu uma maior colaboração para a construção do projecto.

       

      Ho Iat Seng quer uma maior cooperação com os chineses ultramarinos para a concretização da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. A ideia foi deixada ontem pelo Chefe do Executivo na conferência da Grande Baía Guangdong-Hong-Kong-Macau de chineses ultramarinos de 2023.

      Ao discursar por videoconferência, Ho enfatizou “a conjugação do desenvolvimento de Macau com a construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, no sentido de criar uma nova plataforma de desenvolvimento para todos os sectores, e partilhar novos benefícios do desenvolvimento com os chineses ultramarinos e amigos de todos os sectores”, lê-se num comunicado.

      Esta conferência, organizada pelo Gabinete para os Assuntos dos Chineses do Ultramar do Conselho de Estado e o Governo Popular da Província de Guangdong, começou na terça-feira e termina hoje, em Jiangmen.

      Ao discursar, o Chefe do Executivo sublinhou que “a construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau é uma grande estratégia nacional planeada, coordenada e promovida pelo Presidente Xi Jinping”. A conferência, subordinada ao tema “Reunir forças de chineses ultramarinos, concretizar o sonho da Grande Baía”, tem “um significado positivo na congregação das forças dos chineses ultramarinos, apoiar a construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau para servir melhor a estratégia do desenvolvimento nacional”, afirmou o Chefe do Executivo.

      Ho Iat Seng repetiu que o Governo está focado no “posicionamento do desenvolvimento de Macau enquanto ‘Um Centro, Uma Plataforma e Uma Base’, em impulsionar pragmaticamente a estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada ‘1+4’, em formar uma indústria de turismo e lazer integrado de excelência, em promover com empenho o desenvolvimento das indústrias principais, respectivamente, a indústria de ‘big health’, a indústria financeira moderna, de tecnologia de ponta, de convenções, exposições e comércio, e de cultura e desporto”.

      O líder do Governo disse ainda acreditar que, através desta conferência, “todas as partes irão unir-se e colaborar ainda mais para promoverem juntos a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, e esta tornar-se numa estratégia fulcral do novo padrão de desenvolvimento, um local de demonstração com desenvolvimento de alta qualidade e de liderança com a modernização de estilo chinês”.

      Por fim, acrescentou que “todos implementarão com seriedade o espírito dos discursos e instruções importantes do Presidente Xi Jinping, e, de acordo com a nova realidade, escreveram boas coisas sobre os chineses ultramarinos na nova era, bem como construírem juntos e com alta qualidade a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, com o objectivo de desempenhar um papel melhor na concretização do grande rejuvenescimento da nação chinesa”.