Edição do dia

Segunda-feira, 29 de Maio, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
28.9 ° C
34.4 °
28.9 °
74 %
3.1kmh
20 %
Seg
30 °
Ter
32 °
Qua
32 °
Qui
32 °
Sex
32 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Ásia FMI aprova pacote de resgate de 2,9 mil milhões para o Sri...

      FMI aprova pacote de resgate de 2,9 mil milhões para o Sri Lanka

      O FMI validou um plano de ajuda de 2,9 mil milhões de dólares para o Sri Lanka, que não paga a dívida desde 2022 e continua a enfrentar uma crise financeira e social. “O Conselho Executivo do FMI aprovou hoje [segunda-feira] o programa de 48 meses e cerca de 3 mil milhões de dólares”, anunciou o Fundo Monetário Internacional (FMI), em comunicado, adiantando que o primeiro desembolso, de 333 milhões de dólares, deverá ser feito imediatamente.

      A presidência do Sri Lanka disse estar “feliz” com o sinal verde concedido pelo Fundo, ao plano de ajuda ao país. “Expresso a minha gratidão ao FMI e aos nossos parceiros internacionais pelo apoio enquanto tentamos colocar a nossa economia de volta nos trilhos”, disse em comunicado o presidente Ranil Wickremesinghe.

      Enquanto o governo do Sri Lanka aguardava esta luz verde ao plano de ajuda do FMI, avançou com as políticas previstas no âmbito do programa deajuda assinado entre o país do Sul da Ásia e a instituição, em particular um aumento de impostos para reduzir o défice público.

      A decisão de aumentar os impostos, no entanto, provocou novas tensões sociais, com uma greve nacional em 15 de março, a pedido de cerca de 40 sindicatos, levando o governo a enviar soldados armados para as estações ferroviárias e para o porto de Colombo, a capital.

      Os protestos aconteceram apesar da proibição de greves do presidente Ranil Wickremesinghe em fevereiro, colocando os infratores em risco de perder os empregos.

      A ilha de 22 milhões de habitantes pediu ajuda ao FMI depois de entrar em incumprimento quanto à dívida pública de 46 mil milhões de dólares em Abril de 2022. A ajuda do FMI “simplesmente dá-nos um pouco de ar, mostrando que não estamos mais falidos”, explicou o presidente do Sri Lanka, citado pelo gabinete.

      A economia da ilha do Índico continua a sofrer com a crise económica que se abate sobre o país desde o início da pandemia de covid-19, tendo o produto interno bruto (PIB) contraído 7,8% em 2022, a pior descida desde a independência, em 1948.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau