Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
30.9 ° C
32.9 °
30.9 °
84 %
5.1kmh
40 %
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °
Dom
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      BREVES

      PRÉMIO LITERÁRIO GUERRA JUNQUEIRO 2023

      Destinado a distinguir escritores dos nove membros dos Países de Língua Oficial Portuguesa, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia anunciou recentemente os seus vencedores deste ano. São eles Mário Cláudio (Portugal), José Luís Mendonça (Angola), Cida Pedrosa (Brasil), Daniel Medina (Cabo Verde), Odete Costa Semedo (Guiné-Bissau), Laureano Nsue Nguema Mibuy (Guiné-Equatorial), Paulina Chiziane (Moçambique), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe) e José Ramos Horta (Timor-Leste) são os vencedores do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia.

      Em declarações à Agência Lusa, a curadora do prémio, Avelina Ferraz, disse que esta distinção pretende ser “um instrumento de discussão para o aprofundamento das relações interculturais entre os diversos territórios e povos lusófonos, tecendo uma rede de neurónios ligados por uma língua comum”. Promovido no âmbito do Freixo Festival Internacional de Literatura (FFIL), o Prémio Literário Guerra Junqueiro realiza-se desde 2017. Nas três primeiras edições, distinguiu apenas autores portugueses, passando a incluir os países lusófonos a partir de 2020.

       

      FEIRA DO LIVRO DE PEQUIM

      A 30ª edição da Feira Internacional do Livro de Pequim abre as portas em Junho. Entre os dias 19 e 23, em Chaoyang, mais de 2600 editoras oriundas de uma centena de países estarão a mostrar os seus livros aos visitantes. Paralelamente, a feira organiza espaços de compra e venda de direitos editoriais, bem como sessões de debate e apresentações que pretendem traçar o estado da arte dos maiores mercados editoriais do mundo. Este ano, a Arábia Saudita é o país convidado, levando a Pequim um contingente que inclui exposições, seminários e vários espectáculos de teatro e música, para além dos expositores editoriais.

       

       

       

      OFICINAS DE ESCRITA

      O Leeds Center for New Chinese Writing está a organizar um concurso de escrita, o Bai Meigui Creative Writing Competition, destinado a residentes do Reino Unido com alguma ligação a Hong Kong. Paralelamente a esta competição, em parceria com o Red Bean Poetry Festival e a associação Gathering Leaves Hong Kong, irão decorrer duas oficinas de escrita, estas abertas a qualquer pessoa e com funcionamento on-line. Assim, no dia 6 de Junho, entre as 18.00 e as 20.00 horas (hora inglesa), Sean Wai Keung orienta uma oficina dedicada à escrita em torno da comida, focando-se no modo como a gastronomia e os hábitos alimentares são definidores de uma identidade cultural. No dia 8 do mesmo mês, entre as 11.30 e as 13.30 (hora inglesa), Tim Tim Cheng dinamiza a segunda oficina, focando-se na escrita a partir de um lugar. Mais informações e inscrições em https://writingchinese.leeds.ac.uk.

       

       

       

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau