Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      BREVES

       

      UM FESTIVAL PARA OS MAIS NOVOS

      Já se conhece a programação do próximo Asian Festival of Children’s Content, que acontecerá na Biblioteca Nacional de Singapura nos próximos dias 23 a 26 de Maio. As Filipinas serão o país em destaque, com vários escritores, ilustradores e outros criadores presentes nas sessões do festival. Do programa constam apresentações de livros, exposições e várias conversas com autores, mas também com editores e vários agentes envolvidos na promoção da leitura junto dos mais novos. Os bilhetes podem ser comprados já em Abril, no site do festival (afcc.com.sg).

       

      ILUSTRADOS EM DESTAQUE

      Todos os anos, a comunidade dPictus, que reúne uma série de profissionais de vários países ligados ao livro ilustrado e aos picture books, convoca um grupo de curadores para seleccionar uma centena de livros que se destacaram nesta área. A selecção deste ano já é conhecida e integrará a próxima edição do Festival Internacional do Livro Infantil de Bolonha, marcada para 8 a 11 de Abril. Entre cem os livros, oriundos de diversos países, há títulos em língua portuguesa e chinesa. A Planeta Tangerina viu dois dos seus livros seleccionados, O Ponto em Que Estamos, de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, e Por Exemplo, Uma Rosa, de Ana Pessoa e Madalena Matoso. Também a Orfeu Negro integrou a lista, com A Volta ao Mundo em Papel, de Martina Manyà. A China teve uma representação mais extensa, com os livros Matisse’s Journey, de Huiyang Lv e Yingda Dong (Everafter Books,) The Chimney Town, de Lin Yaqi (CITIC Press Group), Summer Story, de Wei Jie e Li Xiaoguang (Beijing Popular Culture Company), Breath In, Breath Out, de Hu Yifan (Pictures and Words from China) e dois livros publicados pela Jieli Publishing House, The Tiger Cat Forest, de Peng Yi e Tian Yu e The Old Ox and Cicada, de Cao Wenxuan e Britta Teckentrup.

       

      PRÉMIOS LITERÁRIOS

      Estão abertas as candidaturas a dois dos maiores prémios literários em língua portuguesa. Até 30 de Abril, o Prémio Literário Leya recebe romances inéditos oriundos de qualquer geografia, desde que escritos em português. A avaliação é feita por um júri que não conhece o nome dos autores a concurso e o prémio passa pela publicação do livro, com um adiantamento de 50 mil euros no pagamento dos direitos de autor. O Prémio Literário José Saramago aceita candidaturas até ao dia 15 de Maio. Neste caso, é preciso ter menos de 40 anos para concorrer e as obras a concurso (que podem ser romance, conto ou outras formas ficcionais em prosa) podem igualmente ser escritas por autores de qualquer país, desde que em português. No site da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas de Portugal estão reunidas todas as informações sobre estes dois prémios e as respectivas candidaturas (dglab.gov.pt).

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau