Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
27.8 ° C
31 °
26.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Sáb
28 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      BREVES

       

      nuno da luz – poetry as an echological survival 01

       

                   Nuno da Luz premiado e 20 livros portugueses no Best Book Design

       

      Nuno da Luz foi o designer distinguido com o Prémio Design de Livro 2023, com o livro Poetry as an echological survival, editado pela Documenta. Ao vencedor juntaram-se as menções honrosas, atribuídas a Macedo Cannatà pelo design do livro The Artistic Practice of Luísa Mota, editado pela Mousse Publishing, e a Sofia Gonçalves pelo design do livro Cata Log Cata Strofe (com desenhos de Mattia Denisse e textos de Artur Dessine) , uma co-edição Dois Dias e Culturgest. Atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal, o Prémio Design de Livro 2023 é também o início da escolha dos livros portugueses candidatos ao prémio Best Book Design from All Over the World, da Stiftung Buchkunst, fundação alemã dedicada ao design editorial. Aos três livros premiados em Portugal, o júri juntou mais 17, entregando uma candidatura de 20 livros a esse prémio de design internacional, cujos vencedores serão conhecidos no início do próximo ano, na Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha. Até lá, os livros estarão em exposição em Leipzig, voltando depois a ser expostos na feira de Frankfurt, já depois de conhecidos os prémios. Entre os designers e estúdios representados nesta candidatura estão Márcia Novais, José Albergaria, Rui Silva, Madalena Matoso ou Ana Resende.

                   Festival Literário de Macau

      A décima segunda edição do Rota das Letras – Festival Literário de Macau já tem data marcada. Entre 6 e 15 de Outubro, Macau acolherá mais uma série de debates, encontros, performances, exposições e concertos em torno dos livros, da literatura e dos múltiplos universos que com ela dialogam. Para já, estão confirmadas as presenças de Valério Romão, Francisco José Viegas, Yara Monteiro e Luca Argel, mas outros nomes se juntarão ao cardápio brevemente. O programa do festival irá assinalar várias efemérides, entre elas os quinhentos anos da publicação de Os Lusíadas, de Luís de Camões, o centenário de Henrique de Senna Fernandes e de Louis Cha (também conhecido como Jin Yong, um dos mais famosos escritores de Hong Kong) e as obras de Pablo Neruda, W.H. Auden e J. R.R.Tolkien, todos autores desaparecidos há meio século. A encerrar, o músico e poeta brasileiro Luca Argel apresentará o espectáculo Samba de Guerrilha, um percurso pela história do Brasil a partir do samba e do seu potencial de resistência à ordem colonial.

       

                   Finalistas do Booker Prize

      O vencedor só se anuncia em Novembro próximo, mas já conhecem os treze livros finalistas do Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários para obras em língua inglesa (originais ou traduzidas). Da Irlanda, o júri escolheu livros de Sebastian Barry, Elaine Feeney, Paul Lynch e Paul Murray. Da Grâ-Bretanha, também com quatro títulos, foram seleccionadas obras de  Siân Hughes, Viktoria Lloyd-Barlow, Martin MacInnes e Chetna Maroo. Jonathan Escoffery e Paul Harding são os únicos dois autores norte-americanos na lista, a que se juntam Sarah Bernstein, do Canadá, Ayọ̀bámi Adébáyọ̀, da Nigéria, e Tan Twan Eng, da Malásia. No dia 26 de Novembro será conhecido o nome do autor que sucederá a Maali Almeida, do Sri Lanka, distinguido na edição do ano passado do Booker Prize.

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau