Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29.7 ° C
31.9 °
29.3 °
89 %
4.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      NAVEGAR É PRECISO

      Um podcast para conhecer as colecções do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, é a proposta da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o jornal Observador. Cada episódio deste Histórias de Arte é uma conversa entre o historiador Rui Ramos e o director adjunto do Museu, João Carvalho Dias, que percorrem um determinado período histórico, ou uma geografia definida, a partir de peças pertencentes à colecção do Museu. O objectivo é olhar para trás, para o passado onde essas peças nasceram, mas também questionar o seu impacto no nosso presente comum, as linhas que as fizeram chegar até nós e os modos de as olhar a partir de um tempo que é, necessariamente, muito diferente a tantos níveis.

      No primeiro episódio, os dois intervenientes abordam a arte criada na Mesopotâmia e no Antigo Egipto, duas civilizações que foram contemporâneas, ambas desenvolvendo-se e espalhando a sua influência a partir de territórios tornados muito férteis pela presença de rios sem os quais a história ocidental seria outra: o Nilo, o Tigre e o Eufrates. Apesar da partilha dessas semelhanças de contexto, Mesopotâmia e Antigo Egipto criaram obras com enormes diferenças em termos de representação da figura humana ou das referências religiosas e essas diferenças são um dos motores para a conversa entre Rui Ramos e João Carvalho Dias.

      No segundo episódio, a conversa centra-se na arte da antiguidade grega e romana, essa produção que institui até hoje o adjectivo “clássico” e que definiu um cânone que se mantém em certos aspectos, e noutros foi radicalmente questionado, desconstruído e abalado.  Já no terceiro episódio, surgido no éter da internet esta semana, o tema é a arte da Idade Média.

      Histórias de Arte é um podcast quinzenal e pode escutar-se a partir das páginas do Observador ou da Fundação Calouste Gulbenkian.

       

       

       

      https://observador.pt/programas/historias-de-arte/

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau