Edição do dia

Segunda-feira, 24 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Seg
29 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      Montra de Livros

       

      João Abel Manta
      Cartoons 1969-1992
      Tinta da China
      É a primeira reedição deste livro de João Abel Manta, quase cinco décadas depois da sua aparição, e com o bónus da inclusão de alguns cartoons anteriores a 1975 que não constavam dessa primeira edição. Aqui se reúne parte imprescindível do trabalho de um autor que ajudou a definir a memória colectiva na segunda metade do século XX, ecoando ainda hoje, mesmo entre quem já nasceu muito depois de 1974, as suas imagens da Revolução dos Cravos ou dos contrastes sociais entre o antes e o depois desse dia inicial da democracia portuguesa. Os textos são de Pedro Piedade Marques, que tem vindo a estudar e a divulgar a obra de Abel Manta.

       

      Rafael Gallo
      Dor Fantasma
      Porto Editora
      Já chegou às livrarias o romance vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022. Dor Fantasma, do autor brasileiro Rafael Gallo, tem como protagonista Rômulo Castelo, um pianista que demanda o virtuosismo, dedicando-se à execução do Rondeau Fantastique, a obra de Liszt que muitos consideram intocável, e nele se refugia como modo de se isolar do seu mundo, casamento e filho incluídos.

       

      Itamar Vieira Junior
      Salvar o Fogo
      Dom Quixote
      Novo romance de Itamar Vieira Junior, vencedor do Prémio Leya com Torto Arado, esta é uma narrativa sobre feridas abertas e memórias por arrumar, ambientada num povoado da região baiana do Brasil cujas terras pertencem à igreja católica, que ali detém um mosteiro deste o século XVII.

       

      Gisela Casimiro
      Estendais
      Caminho
      Aqui se juntam perto de oito dezenas de crónicas de Gisela Casimiro, sendo possível que os leitores já tenham tropeçado em algumas delas por aí, em publicações impressas ou pela internet. Nos textos, não há como isolar um tema, mas é fácil reconhecer nestas prosas os muitos ecos (e algumas cacofonias) que o mundo nos oferece diariamente. Como se lê no prefácio, de Lia Pereira: «”E a menina escreve sobre Portugal ou sobre África?”, perguntam-lhe no metro. “Sobre o mundo”, responde.»

      Franz Kafka
      Todos os Contos
      Livros do Brasil
      Tradução de Álvaro Gonçalves
      Volume que reúne na íntegra todas as narrativas breves de Franz Kafka, numa edição crítica que segue os manuscritos originais ou as edições que correspondem à última vontade do autor relativamente à fixação do texto. Entre narrativas muito curtas e textos um pouco mais extensos (como A Metamorfose, obra essencial do século XX), há também textos publicados postumamente e, até agora, inéditos em português.

       

      Helga Moreira
      A Arte de Perder
      Tinta da China
      Nem sempre fácil de encontrar nas livrarias, a poesia de Helga Moreira surge agora numa extensa selecção onde se incluem alguns inéditos, para além de poemas já conhecidos da sua bibliografia. Como este “Adriano”, que integra Quem Não Vier do Sul, o primeiro livro da autora, publicado em 1983: Ilibado pelo sangue/ com as mãos segura/ os braços de Antínoo:/ nessa brincadeira de deuses/ se perderam.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau