Edição do dia

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
79 %
6.7kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      Breves

       

      LÍDIA JORGE EM CHINÊS

      O livro Os Memoráveis, de Lídia Jorge, será publicado em chinês com chancela da Haitian Publishing House/海天出版社. Ambientada em 2004, a narrativa deste romance cruza a revolução do 25 de Abril com uma reflexão sobre a democracia e a herança de 1974, confrontando personagens de diferentes gerações e olhando com desassombro para as grandezas e as misérias da sociedade portuguesa contemporânea, sempre com a Revolução dos Cravos em pano de fundo. A edição chinesa de Os Memoráveis está agendada para Julho.

      A TRADUÇÃO EM FESTA

      Na Universidade de Aberdeen, na Escócia, decorre até ao próximo dia 2 de Julho a segunda edição do Festival of Chinese Translation. Workshops e conferências com tradutores que têm o chinês como idioma de partida ou de chegada apresentam os seus trabalhos ao público e propõem exercícios e desafios práticos aos tradutores que quiserem participar. A programação decorre on-line e entre os participantes contam-se Nicky Harman, Jack Hargreave, Gigi Chang e Eric Abrahamsen.

      CRIATIVIDADE PORTUGUESA NO CANNES-LYON

      A agência portuguesa FCB foi a grande vencedora do prémio de design no Cannes Lyon International Festival of Creativity, com o livro-objecto Reconstituição Portuguesa, publicado pela Companhia das Letras. Com coordenação da dupla criativa Viton Araújo e Diego Tórgo, um grupo de escritores e ilustradores partiu da Constituição Portuguesa de 1933 e nela interveio utilizando o lápis azul da Censura – e subvertendo o seu significado – , criando uma homenagem ao 25 de Abril e à democracia. Filipe Homem Fonseca, Gisela Casimiro, João Silveira, José Anjos, Li Alves, Lila Tiago, Maria Giulia Pinheiro, Paola D’Agostino, Rita Taborda Duarte e Sérgio Coutinho foram alguns dos autores que contribuíram para este livro, que se apresentou publicamente no dia 25 de Abril, no Museu do Aljube, em Lisboa. Além do Grand Prix de Design, o livro foi ainda distinguido com um Leão de Bronze na categoria Industry Craft.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau