Edição do dia

Quarta-feira, 11 de Dezembro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
20.9 ° C
22.1 °
20.9 °
78 %
4.6kmh
40 %
Ter
21 °
Qua
23 °
Qui
19 °
Sex
18 °
Sáb
14 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCultura“Macau não é cultura portuguesa, é cultura chinesa, cultura macaense, cultura portuguesa”,...

      “Macau não é cultura portuguesa, é cultura chinesa, cultura macaense, cultura portuguesa”, diz chef André Lai

      Na celebração do primeiro aniversário do Andaz Macau, o chef André Lai reflecte sobre as inspirações por detrás da sua cozinha, os desafios e a fusão única que define a sua visão culinária.

       

      O hotel Andaz Macau assinalou recentemente o seu primeiro aniversário. Liderado pelo Chef Executivo André Lai, o restaurante de assinatura do hotel, Andaz Kitchen, combina influências das tradições culinárias portuguesa, chinesa e macaense, oferecendo uma amostra da história de Macau através da sua gastronomia.

      Para Lai, o amor pela cozinha começou cedo, influenciado pelas raízes culinárias da sua família. “O meu pai é chefe de cozinha chinesa (…) o meu pai passou muitos anos também em Macau, onde aprendeu a ser cozinheiro. Em casa eu sempre comi comida chinesa (…)”, partilhou Lai numa entrevista ao PONTO FINAL. “(…) decidi ir para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde tomei o gosto pela cozinha e comecei a praticar a cozinha portuguesa”, acrescentou o chef. Com uma herança que remonta tanto a Timor-Leste como a Macau, a diversidade de antecedentes de Lai moldou a sua abordagem à cozinha, criando uma ponte entre os sabores tradicionais e as técnicas culinárias modernas.

      “O Andaz quer promover a cultura de Macau e Macau não é cultura portuguesa, é cultura chinesa, cultura macaense, cultura portuguesa”, esclareceu Lai. O design do Andaz Kitchen reflecte esta fusão, inspirando-se na história e no património marítimo de Macau. A decoração do restaurante incorpora azulejos portugueses e arcos de madeira que lembram as antigas casas de comércio de Macau, enquanto o menu reflecte a diversidade de sabores que definem a região.

      Gerir um restaurante como o Andaz Kitchen tem os seus desafios. Lai não é alheio à pressão que acompanha o trabalho. “São os ossos do ofício”, explicou. “Não é a única profissão, certamente, mas acaba por não ser como outras áreas, exige de nós uma elasticidade mental e uma capacidade de prestar atenção ao detalhe, que por si só exerce pressão.”.

      A consistência é fundamental numa cozinha atarefada, e Lai sabe que é preciso mais do que apenas habilidade para manter os padrões elevados dia após dia. “Tem a ver com uma presença física diária”, atestou Lai, explicando que, especialmente nas fases iniciais de um projecto, a presença do chef é crucial. Ao liderar a sua equipa pelo exemplo, Lai incute-lhes o nível de qualidade que espera. “Ao inspirarmos as pessoas que estão à nossa volta conseguimos garantir essa consistência”, acrescentou.

      Apesar das exigências, a criatividade continua a estar no centro da abordagem de Lai, que acredita que os chefes devem continuar a inovar e não se tornarem complacentes. “O importante é manter sempre a criatividade e não ficar preso sempre aos mesmos pratos”, observou. “É isso que mantém o dinamismo e também aquela vontade de estar sempre a explorar e sempre a descobrir coisas novas”, prosseguiu.

      O feedback do primeiro ano do Andaz Macau tem sido positivo. “Tem sido óptimo. Estamos muito contentes na verdade”, afirmou Lai. As estações de cozinha ao vivo, que permitem assistir ao trabalho dos chefes, proporcionam uma experiência interactiva que dá vida à cozinha. Quer se trate de um prato tradicional português ou de um favorito macaense, a comida é preparada com o mesmo nível de respeito pelas suas origens.

      À medida que o Andaz Macau entra no seu segundo ano e enquanto o restaurante olha para o futuro, sob a orientação de Lai, o Andaz Kitchen continuará a procurar oferecer uma experiência culinária autêntica e evolutiva, misturando o antigo com o novo e celebrando a herança de Macau em cada prato.

       

      G.S.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau