Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeDSEDJ foi a Lisboa comemorar Ano Novo Chinês e reunir com instituições...

      DSEDJ foi a Lisboa comemorar Ano Novo Chinês e reunir com instituições portuguesas

      O Grupo de Actuação de Alunos de Macau-China, composto por estudantes de Macau, esteve presente nas comemorações da chegada do ano do Dragão em Lisboa. O evento foi organizado pela Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento de Juventude (DSEDJ), que aproveitou para ter encontros com instituições portuguesas.

       

      Por ocasião do 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal e do 25.º aniversário do estabelecimento da RAEM, o Grupo de Actuação de Alunos de Macau-China, composto por estudantes da região e organizado pela Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), participou, na semana passada, nas comemorações do Ano Novo Chinês em Lisboa.

      Em comunicado, a DSEDJ diz que estas comemorações, para além de permitirem à população local sentir a atmosfera festiva do Ano Novo Chinês, também permitiu aos turistas em Portugal “sentirem a afeição e a cordialidade da China”.

      Estiveram presentes na iniciativa 800 convidados, incluindo o embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, a presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China da Assembleia da República de Portugal, Catarina Rocha Ferreira, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa, Lúcia Abrantes dos Santos, o subdirector da DSEDJ, Wong Ka Ki e representantes do Governo e da Assembleia da República de Portugal, entre outros.

      O evento contou com danças e cantos tradicionais chineses, música ocidental, canto a solo e canto coral, entre outros. O Grupo de Actuação de Alunos de Macau-China apresentou a dança “Awakening of Tang Figurine” e a música folclórica “Tambores de Flores Fengyang”, “demonstrando a excelência da fusão perfeita entre as culturas chinesa e ocidental”, descreve a DSEDJ, acrescentando que, “através da participação na actividade, o grupo divulgou a cultura tradicional chinesa e, ao mesmo tempo, deu a continuidade à amizade entre os jovens estudantes de Macau e de Portugal, aprofundando o intercâmbio e a cooperação entre a China e Portugal”.

      Durante a estadia em Portugal, os membros do grupo visitaram e tiveram intercâmbios com várias instituições educativas e interagiram com os estudantes de Macau em Portugal. Além disso, Wong Ka Ki e a comitiva da DSEDJ visitaram o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal e a Universidade Católica Portuguesa, tendo falado sobre a optimização das condições de prosseguimento de estudos dos estudantes de Macau em Portugal e a formação de quadros qualificados na área da língua portuguesa. Realizaram ainda um encontro com os representantes do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, trocando opiniões sobre o ensino e a promoção da língua portuguesa em Macau, a formação de docentes, a elaboração de materiais didácticos de língua portuguesa e os cursos online de aprendizagem da língua portuguesa, entre outros.

      Durante a estadia em Portugal, os representantes da DSEDJ tiveram ainda um contacto interactivo com estudantes de Macau que estudam em Portugal, a fim de conhecer a situação de aprendizagem e da sua vida de estudantes. Wong Ka Ki incentivou os estudantes a “empenharem-se nos estudos e a servirem o país e a sociedade após o seu regresso”, cita o comunicado da DSEDJ.