Foi apresentado ontem o plano de revitalização da zona dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, que será posto em prática através de uma parceria entre o Governo e a Galaxy. O projecto inclui uma sala de exposições, um espaço para desportos, um café, uma livraria, uma quinta urbana e ainda uma pista de gelo. O orçamento ainda não está definido, mas o objectivo é concluir a primeira fase do projecto até ao terceiro trimestre do próximo ano.
Um espaço para desportos, um café, uma livraria, uma quinta urbana e ainda uma pista de gelo. São estes alguns dos planos para a revitalização dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, anunciados ontem pelo Governo e pela Galaxy, no âmbito das parcerias entre o Executivo e as operadoras de jogo para renovar as zonas históricas da cidade.
Na conferência de imprensa, as autoridades anunciaram que, numa primeira fase de revitalização daquela zona, será montado um salão de exposições sobre os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun e a indústria da construção naval. Ainda na primeira fase será colocado no local um espaço para desportos, incluindo instalações de diversão infantil e um espaço para bicicletas e scooters. Haverá também um espaço recreativo para actuações culturais e artísticas. O objectivo é concluir a primeira fase do projecto até ao terceiro trimestre do próximo ano.
Para a segunda fase, para a qual ainda não há calendário, está prevista a criação de uma pista de gelo. Esta pista, explicou um responsável da Galaxy, será amiga do ambiente, com uma baixa emissão de carbono. Além disso, será desenvolvida uma quinta urbana e será também oferecida uma plataforma aos grupos artísticos e culturais locais para fazerem actuações. Por fim, serão também instalados no local uma “livraria cultural” e um “café da moda”.
Francis Lui, vice-presidente da Galaxy Entertainment Group, não adiantou o orçamento para o projecto, dizendo que só haverá uma estimativa depois de delineado em pormenor todo o plano em conjunto com o Governo. Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, assegurou que o plano não irá prejudicar o ambiente e o estilo de vida de Coloane.
Este plano de revitalização “irá estudar a criação de experiências diversificadas de turismo cultural com base nas instalações existentes, e nos trabalhos de revitalização subsequentes, irá combinar os cenários históricos dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun para criar um espaço cultural, turístico e de lazer de alta qualidade e adequado a residentes e turistas, aumentar a imagem global e a atractividade dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, preservar a memória da história e da cultura, planear também criar um espaço de cultura e arte, exposição da história e de actuação, um parque de actividades de lazer subordinado ao tema da indústria da construção naval”.
Este projecto pretende também colocar os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun a ligar as atracções turísticas da Vila de Coloane e zonas envolventes, “proporcionando importantes recursos culturais ao desenvolvimento da indústria de turismo e promovendo o turismo cultural característico e o desenvolvimento económico dos bairros antigos”.
A construção da área dos estaleiros navais de Lai Chi Vun foi iniciada na década de 1950 e encerrou a sua operação na década de 1990. Ao lado da Estrada de Lai Chi Vun, os estaleiros, de maior ou menor dimensão, encontram-se dispostos em filas ao longo da linha da costa, formando um grupo, estendendo-se alguns pelo mar dentro sobre a superfície da água e “resultando assim num quadro em que o artificial e o natural se fundem na perfeição”, descrevem as autoridades na nota de imprensa, acrescentando que “constituem a maior área de estaleiros navais ainda existente em Macau, reflectindo o processo de evolução da antiga cidade de Macau, bem como a indústria e o estilo da vida da construção naval da época”.