Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRecolha de vidro e equipamentos electrónicos e eléctricos com resultados satisfatórios, diz...

      Recolha de vidro e equipamentos electrónicos e eléctricos com resultados satisfatórios, diz DSPA

      A população de Macau está a fazer bom uso dos serviços de recolha gratuita de equipamentos electrónicos e eléctricos obsoletos, e também está a reciclar mais vidro e a usar as instalações de pontos verdes. Em resposta às questões levantadas pelo deputado Lam Lom Wai da Federação das Associações de Operários de Macau, o director da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental Raymond Tam partilhou os últimos dados, e diz que tudo vai bem.

      A Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) foi interpelada recentemente pelo deputado Lam Lom Wai da Federação das Associações de Operários de Macau (FAOM), querendo este saber mais sobre a campanha dos pontos verdes e outros detalhes do desempenho do departamento governamental em termos de reciclagem e recolha de vários tipos de lixo urbano.

      A DSPA lançou em 2011 o Programa de Pontos Verdes, com dez locais de recolha em Macau onde os residentes podem depositar lixo para ser reciclado, e receber pontos em troca, podendo depois usar esses pontos para receber prémios em forma de objectos como chávenas, sacos ecológicos ou cestos dobráveis. Raymond Tam recordou que até Maio registaram-se mais de 42 mil pessoas, e ao todo existem cerca de 120 mil participantes no programa. De resto, para além deste programa de pontos e prémios, o Governo continua a fazer a recolha periódica de três tipos de resíduos recicláveis nos vários locais distribuídos pela cidade.

      Paralelamente, criou-se recentemente um Plano de Reciclagem de Equipamentos Electrónicos e Eléctricos, disponibilizando o serviço de recolha domiciliária a quem queira reciclar equipamentos electrónicos e eléctricos domésticos usados e obsoletos. A partir de 2020 e até Maio de 2023, o número total de recolha de equipamentos electrodomésticosultrapassou as 500 mil unidades. Só em 2022 foram recolhidas mais de 1.760 toneladas de equipamentos electrónicos e eléctricos, referiu o director da DSPA, acrescentando ainda que o serviço gratuito de recolha ao domicílio “obteve resultados satisfatórios após o seu lançamento”, e que “desde 2020 até à presente data, este serviço já foi prestado mais de 38 mil vezes, entre as quais mais de 15 mil foram prestados aos residentes”.

      Outra questão levantada pelo deputado foi relativa à recolha e reciclagem de vidro, e se esta seria passível de ser incorporada no programa de pontos verdes. Recordando que no ano passado foram recolhidas 849 toneladas de vidro, Raymond Tam salientou que “certos efeitos foram alcançados” e que, para já, “não está planeada a inclusão destes materiais recicláveis nas listas dos produtos para validação de pontos do Programa de ‘Pontos Verdes’”.