Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeNovo espaço cultural e recreativo de Lai Chi Vun é inaugurado amanhã

      Novo espaço cultural e recreativo de Lai Chi Vun é inaugurado amanhã

      Vai ser inaugurado amanhã o novo espaço cultural e recreativo dos Estaleiros de Lai Chi Vun. O espaço, que tem vindo a ser revitalizado pelo Instituto Cultural desde 2021, pretende “criar um marco cultural emblemático nas Ilhas, promover o desenvolvimento dos bairros comunitários e do turismo cultural e diversificar o leque de experiências culturais da cidade”.

      O espaço de actividades recreativas e culturais que o Instituto Cultural (IC) tem vindo a construir desde 2021 nos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun vai ser inaugurado amanhã. Serão abertos ao público os lotes X11 a X15. A cerimónia de inauguração começa às 18h30 de sábado, estando prevista a realização de exposições temáticas, uma feira, actuações por artistas residentes e workshops, indica o IC em comunicado.

      O objectivo é criar “um marco cultural emblemático nas Ilhas, promover o desenvolvimento dos bairros comunitários e do turismo cultural e diversificar o leque de experiências culturais da cidade”, explica o IC na nota oficial.

      A partir de domingo, o espaço expositivo dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun – Lote X11 encontra-se aberto diariamente, das 10h às 18h. Os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun – Lotes X12 a X15 estão abertos diariamente, durante todo o dia.

      Sendo os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun um bem imóvel classificado de Macau, o IC irá organizar a exposição temática “Memórias do Passado – História da Povoação de Lai Chi Vun”, sobre o contexto histórico e cultural do local e da Vila de Lai Chi Vun. A exposição abrange três secções, nomeadamente, “Histórias Transportadas Pelos Navios”, “Prática de Artes e Técnicas dos Construtores Navais” e “Memórias Embarcadas por Gerações”, nas quais serão apresentados os costumes da população local e as transformações que foram ocorrendo em Lai Chi Vun ao longo dos tempos. Amanhã e depois, e todos os sábados a partir do dia 1 de Julho, pelas 15h e pelas 16h, será disponibilizado um serviço de visitas guiadas à exposição, em cantonense e em mandarim.

      A fim de alargar o leque de experiências culturais, turísticas e recreativas de residentes e visitantes, de sexta-feira a domingo, e em todos os feriados, das 15h às 19h, a zona dos estaleiros será o cenário de uma feira especial com 15 stands, nos quais serão expostas e comercializadas lembranças com particularidades culturais de Coloane, artigos originais e petiscos típicos. Por outro lado, a zona dos estaleiros foi também inserida no “Programa Excursionando pelas Artes”, contando-se agora um dos “Pontos de Busking”. A partir de domingo, de sexta-feira a domingo, e em todos os feriados, das 10h às 18h, o Ponto de Busking estará aberto à realização de actuações por “Buskers”. Além disso, todos os sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h, estará disponível, junto aos estaleiros, uma zona de improvisação e experimentação artística, onde serão disponibilizadas tintas e ferramentas que permitam ao público pintar livremente.

      A construção dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun teve início na primeira metade do século XX, destinando-se sobretudo à construção e manutenção de embarcações de madeira. Os estaleiros encontram-se dispostos em filas ao longo da linha costeira, estendendo-se alguns pelo mar dentro sobre a superfície da água, “resultando assim num quadro em que o artificial e o natural se fundem na perfeição”, descreve o IC.

      O local reveste-se também de valor histórico e cultural, na medida em que constitui um testemunho do processo de evolução histórica de Coloane, com destaque ao papel da ilha na indústria tradicional da construção de embarcações de pesca de madeira e a ligação entre a vida na Vila de Lai Chi Vun e a indústria de construção naval.