Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
34.3 ° C
34.3 °
34.3 °
77 %
6.1kmh
90 %
Ter
34 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeIAS prepara Dia Mundial da Criança com passeios, arraiais e prendas ...

      IAS prepara Dia Mundial da Criança com passeios, arraiais e prendas  

      Tudo a quem tem direito, pelo menos por um dia. O Governo apresentou ontem o cardápio das celebrações do Dia Mundial da Criança. Uma visita a um museu, vários arraiais, diversos passeios e prendas, entre outras coisas, num ano em que se celebra o direito de participação da criança, consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança.

       

      O Governo está a preparar uma série de actividades para celebrar, em conformidade, o Dia Mundial da Criança, que se celebra mundialmente a 1 de Junho, depois de três anos carregados de restrições pandémicas. Uma visita dos estudantes do ensino primário ao Museu do Exército do Quartel Militar da Taipa da Guarnição do Exército de Libertação do Povo Chinês ou diversos arraiais e passeios pela cidade são algumas das propostas, conforme revelou ontem o Instituto de Acção Social (IAS) em nota de imprensa.

      Este ano subordinada ao tema direito de participação da criança, consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança, a actividades, refere o IAS servirá, em especial, para “despertar a atenção da população para os direitos e bem-estar das crianças e, em simultâneo, permitir à população de Macau desfrutar do ambiente festivo do dia”.

      A comissão organizadora designada – IAS, a Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça (DSAJ), a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) e o Instituto do Desporto (ID) -, em colaboração com diversas outras entidades públicas e privadas, criou um programa que contempla a visita dos estudantes do ensino primário ao Museu do Exército do Quartel Militar da Taipa da Guarnição do Exército de Libertação do Povo Chinês estacionado em Macau, arraial, passeios, distribuição de prendas às crianças internadas nos hospitais, entre outras actividades.

      Já no próximo dia 27 de Maio, cerca de 300 estudantes do ensino primário vão deslocar-se ao Quartel Militar da Taipa da Guarnição do Exército de Libertação do Povo Chinês onde, durante a visita, os militares irão fazer uma apresentação sobre o museu e terá lugar uma secção de interacção com os estudantes do ensino primário, por forma a aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o Exército de Libertação do Povo Chinês estacionado em Macau e o sentimento patriótico.

      Durante as celebrações, a Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), a União Geral das Associações dos Moradores de Macau (UGAMM), a Cáritas de Macau e a Associação Geral das Mulheres de Macau, realizam vários arraiais. A FAOM realiza ainda o concurso de passeio na comunidade.

      No dia 1 de Junho, serão distribuídas prendas pela Comissão Organizadora do Dia Mundial das Crianças e pela Obra das Mães, a um total de 199 crianças internadas no Centro Hospitalar Conde de São Januário e no Hospital Kiang Wu, como forma de lhes transmitir as saudações festivas e votos de felicidades apresentados pelo Governo.

      Entre Maio e Junho realizam-se ainda várias actividades complementares, como, por exemplo, leituras nas bibliotecas públicas ou um workshop no Centro de Ciência de Macau.