Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeChegada do Ano do Coelho traz movimento e instabilidade ao território

      Chegada do Ano do Coelho traz movimento e instabilidade ao território

      Auspicioso, inteligente, gentil, energético e flexível. São estas as características que são atribuídas aos coelhos como signo zodíaco da cultura chinesa, sendo também essa a esperança da população para o novo Ano do Coelho que está a aproximar-se. Mickey Hung, mestre de Feng Shui, abordou ao PONTO FINAL as previsões para a entrada do Ano Novo Lunar, salientando que neste Ano do Coelho haverá mais movimentos, como viagens e mudanças de emprego, bem como instabilidade na economia.

      O Ano do Tigre está a terminar. Foi como se esperava?

      No sistema do calendário tradicional chinês utiliza-se um ciclo sexagenário de combinações de dois ciclos básicos – os 10 troncos celestiais e os 12 ramos terrestres. O ano de 2022 foi o ano de Ren Yin. De acordo com a teoria dos cinco elementos no estudo de Feng Shui, Ren pertence à água e Yin é tigre da madeira. Neste caso, a água de Ren não é capaz de fazer nascer a madeira de Yin, que é o tigre, portanto, este tigre não conseguiu estar muito enérgico e animado devido ao surto pandémico e ao facto de a economia global estar em recessão.

      A política antiepidémica de Macau segue sempre a do interior da China, e a China passou, anteriormente, a categorizar a Covid-19 como uma doença infecciosa de classe B, fazendo com que Macau, Hong Kong e o Continente possam retomar a circulação normal, o que foi diferente, e mais cedo, do que esperávamos.

       

      O Ano do Coelho é tradicionalmente um bom ano?

      Coelho (兔), analisando o seu caracter chinês, é uma palavra muito interessante e significativa. Existe em Macau o Canídromo Yat Yuen, a palavra Yat (逸) é composta por movimento (辶) e coelho (兔), originalmente significando “fuga”. Nos anos passados de Coelho, as pessoas estavam inquietas e gostavam de lutar pelo poder e pelo lucro. Agora, os tempos mudaram, as pessoas não gostam de permanecer num lugar por muito tempo e vão viajar mais frequentemente para o estrangeiro nos anos do Coelho. Sendo um ano com menos estabilidade, vai registar mais mudanças em geral. Em termos de trabalho, devido à maior ambição e instabilidade, muitos vão mudar de emprego este ano. E mesmo depois da mudança, por não se adaptarem ao novo ambiente, as pessoas vão sentir-se mais aborrecidas e irritadas.

       

      Segundo o estudo do Feng Shui, este Ano do Coelho será diferente do Ano do Tigre?

      O tigre mostra uma personalidade violenta e feroz, apetece-lhe lutar, então surgiu a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no ano passado. O Ano do Coelho, em 2023, é um ano de Gui Mao na astrologia chinesa. O tronco celestial Gui pertence à água, pelo que o ano de 2023 é o Ano de Coelho da água.

      Na verdade, num estudo mais aprofundado da metafísica, de acordo com a tabela padrão do cálculo das combinações do tronco celestial e do ramo terrestre, Gui Mao é “o ouro das folhas de ouro”, por isso chama-se o ano do Coelho Dourado. Segundo a mitologia chinesa, há um coelho branco na lua. O tom da cor do ouro é branco, por isso a lua é também chamada de “coelho dourado”. Tanto a lua como o coelho dourado pertencem a Yin (noite e sombra) no conceito taoismo Yin-yang, o que significa que algumas pessoas na área política usarão truques e darão “facadas nas costas”. Este ano, no trabalho, alguns farão o que for preciso para serem promovidos.

       

      Quais são as suas previsões gerais para Macau neste ano? Relativamente à economia local de Macau, à indústria de jogo e à pandemia?

      FOTOGRAFIA: GONÇALO LOBO PINHEIRO

      ECONOMIA

      O PIB de Macau sofreu uma queda ao longo de quatro anos consecutivos. No Ano do Coelho, o dia de começo da Primavera é da combinação do tronco celestial Gui e do ramo terrestre Si, o núcleo desse dia não tem raízes robustas, os elementos da madeira e do fogo são fortes, o fogo é da estrela da riqueza, a população está ansiosa para mudar a situação financeira difícil, pelo que vão surgir mais empresas financeiras.

      Neste ano, algumas indústrias vão dominar a economia de Macau, ou seja, os sectores que se relacionam com os elementos da madeira e do fogo têm mais condições favoráveis. A madeira compreende os sectores que têm a ver com os papéis, como a imprensa, media, cultura e design; enquanto o fogo refere-se às indústrias de artes cénicas, cabeleireiro, maquilhagem e culinária.

      O sector imobiliário também é uma das fontes de receitas fiscais do território. O imobiliário é uma indústria baseada no elemento da terra entre os cinco elementos. O Coelho pertence à madeira, a madeira obstrui a terra e, assim, o mercado imobiliário não estará em alta este ano, não haverá muitas pessoas a comprarem casas. Mas os promotores de empreendimentos continuarão a ter fundos bem suficientes, e continuarão as construções de edifícios, mas a venda de terrenos do Governo não vai ser satisfatória.

      Ao observar o horóscopo chinês do dia de começo da Primavera, estão a faltar os elementos do ouro e da terra, já é o terceiro ano consecutivo em que surge uma situação caótica com bastante instabilidade. O Coelho Dourado é superficial e não tem força interior. O ouro representa a indústria financeira, mas Macau não depende do desenvolvimento desse sector, o pilar da economia de Macau é a indústria do entretenimento e do jogo. Esta indústria pertence à água, que não pode ser independente, a sua sobrevivência está relacionada com o ouro, pelo que a indústria do entretenimento e do jogo está a agitar-se de forma escondida, incapaz de subir muito. Quanto à escassez da terra, da área imobiliária, as vendas de terrenos continuam, mas o Governo não poderá obter enormes receitas.

       

      JOGO

      Macau tem um ambiente geográfico especial. Em primeiro lugar, a área marítima não é suficientemente ampla para construir um porto de águas profundas, este é um factor relativo à natureza. Em segundo lugar, após a construção dos canos e da drenagem subterrânea nas zonas velhas de Macau, o refluxo dos esgotos destrói a sorte do Feng Shui, sendo um factor geográfico. Em terceiro lugar, o estilo burocrático colonial não foi eliminado e as pessoas associaram-se para lutar seriamente por interesses pessoais, este é um problema de harmonia humana. Sob o fracasso dos três factores, o Instituto Cultural não considerou a promoção e formação inteligentes, e todos os sectores de religiões, metafísicas e indústrias tradicionais são de organizações folclóricas e voluntárias. Desse modo, a economia de Macau só pode desenvolver-se seguindo os passos da indústria do jogo.

      A indústria do jogo vai continua a ter um desenvolvimento normal, estimulando o desempenho de muitas cadeias de produtos, como hotéis, restauração e consumo. Ao mesmo tempo, as indústrias de tecnologia, electrónica, internet e exposições também devem estar optimistas.

      No entanto, Macau deve focar-se mais no desenvolvimento a nível internacional, em vez de depender da indústria do jogo para sustentar a cidade, o desenvolvimento singular não está conforme com o Feng Shui.

       

      PANDEMIA

      A praga mencionada no estudo de Feng Shui para os últimos anos é na prática o novo coronavírus que estamos a enfrentar. Os especialistas de Feng Shui acreditam que existem três razões pelas quais surge esta praga:

      1- As pessoas estão a ser punidas pelo céu por fazerem muitas coisas más;

      2- A praga é trazida por uma estrela do mal que, por onde voa, deixa as pessoas doentes;

      3- A imunidade das pessoas é fraca e no seu destino pessoal o elemento do ouro é fraco e, por isso, o vírus invade mais facilmente os pulmões;

      Quando a posição das estrelas cósmicas é diferente, o impacto no Mundo é diferente em diferentes áreas geográficas. Quando a situação epidémica nas regiões orientais se agrava, pode ser aliviada nos países ocidentais. Os mestres de Feng Shui creem que vai arrancar a 9.ª sorte em 2024, o que significa que a 9.ª estrela roxa vai entrar no centro do quadrado de Luo Shu (diagrama matemático e esotérico chinês). Esta estrela pertence ao fogo, conforme a teoria do Feng Shui, o fogo supera o ouro, e o ouro é pneumonia, portanto a pandemia vai estar sob controlo.