Edição do dia

Sábado, 18 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.9 ° C
28.9 °
26.9 °
78 %
3.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
24 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeIAM espera que teleférico da Guia esteja arranjado até ao final deste...

      IAM espera que teleférico da Guia esteja arranjado até ao final deste ano

      O teleférico da Guia, que se encontra encerrado há já oito meses, vai ser alvo de obras de reparação e substituição de um cabo. Ao PONTO FINAL, José Tavares, presidente do Instituto para os Assuntos Municipais, afirmou que o organismo está a negociar com os Serviços de Saúde para que os técnicos europeus que vão fazer a troca do cabo possam entrar em Macau para executar a obra.

       

      O Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) espera que a substituição de um cabo do teleférico da Guia, que está parado para reparação há oito meses, seja feita até ao final deste ano. José Tavares, presidente do organismo, revelou ao PONTO FINAL que o IAM está a trabalhar para permitir que os técnicos especializados da Europa possam entrar em Macau para realizar a obra de reparação.

      Neste momento, o IAM está a discutir os detalhes com os Serviços de Saúde sobre a entrada no território dos técnicos, uma vez que a proibição de entrada de estrangeiros ainda está em vigor na RAEM.

      Questionado sobre a calendarização da obra, José Tavares disse esperar que “a substituição do cabo possa ter início dentro deste ano”. No entanto, a vinda dos técnicos depende também dos voos e das disposições subsequentes.

      De acordo com a página das informações sobre as obras do IAM, a obra de “substituição do cabo de tracção do teleférico da Guia 2022” foi categorizada como obra futura. Já foi concluído o concurso público, tendo sido adjudicada em meados do mês passado, entre sete concorrentes admitidos, à empresa Construtor Civil Lo Chan Va, por um preço de 346.950 patacas. O prazo da execução de obra está previsto para 90 dias de trabalho.

      Na síntese da obra, o IAM descreve que o cabo de tracção já serve o teleférico da Guia há muitos anos e que, por isso, algumas partes do cabo revelam desgaste. Por isso, “o IAM já adquiriu um novo cabo à empresa fabricante e, por conseguinte, necessita de iniciar os trabalhos para remover o cabo antigo, substituindo e ligando o novo cabo”, lê-se na síntese da obra.

      Quanto à empresa de construção empreitada, José Tavares explicou que a empresa local vai auxiliar na obra, sendo também responsável por assegurar o progresso da substituição, incluindo a chegada dos técnicos estrangeiros.

      Recorde-se que o teleférico da Guia já está fora de serviço há oito meses, desde meados de Setembro do ano passado, após uma inspecção regular em que foram constatados alguns danos do cabo de aço principal, o que faz com que cerca de 450 metros de cabo precisem de ser substituídos.

      O IAM explicou na altura que, sendo o cabo principal do teleférico um componente importante do sistema, os requisitos técnicos devem ser seguidos de forma rigorosa, assim, “a ligação do cabo tem de ser efectuada por técnicos profissionais do fabricante do cabo, e o certificado de segurança só pode ser emitido após a conclusão do processo de reparação”.

      Entretanto, uma vez que a empresa fabricante responsável pela obra de substituição se localiza na Europa, com sede na Suíça, “não foi possível para os técnicos profissionais do fabricante europeu virem a Macau para a obra, devido à situação da pandemia e às restrições fronteiriças”, segundo o organismo.

      Após a sua suspensão de funcionamento, houve algumas vozes na sociedade que pediram o retomar do serviço de teleférico o mais rápido possível, para responder à necessidade de transporte de idosos e crianças, entre o Jardim da Flora e a Colina da Guia.

      O teleférico da Guia está aberto ao público desde 1997, com viagens que demoram apenas um minuto e meio. Embora esteja parado temporariamente, este meio de transporte precisa de funcionar pelo menos duas horas por dia, para prevenir o envelhecimento de outras peças.

       

      PONTO FINAL