Edição do dia

Sábado, 18 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.9 ° C
28.9 °
26.9 °
78 %
3.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
24 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeServiços de Turismo esperam 20 mil visitantes por dia nos feriados...

      Serviços de Turismo esperam 20 mil visitantes por dia nos feriados pelo Dia do Trabalhador

      A estimativa foi ontem divulgada por Maria Helena de Senna Fernandes durante a conferência de imprensa da “Gala de Drones Brilha sobre Macau” que este ano terá 880 drones em oito espectáculos. A mesma responsável acredita que o caminho passa também com o estreitar de relações com as regiões vizinhas como Shenzhen ou Hengqin.

       

      A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) estimou ontem que podem chegar a Macau, durante os feriados do Dia do Trabalhador e depois no fim-de-semana seguinte, cerca de 100 mil visitantes. “Espera-se, por dia, cerca de 20 mil pessoas. Essa é a nossa estimativa, e agora com o aumento para 48h de teste de ácido nucleico, estamos confiantes”, referiu Maria Helena de Senna Fernandes, durante a conferência de imprensa da “Gala de Drones Brilha sobre Macau 2022”.

      Organizada pela DST, a “Gala de Drones Brilha sobre Macau 2022” terá lugar no início de Maio, durante os feriados pelo Dia do Trabalhador (1 e 2 de Maio) e no fim-de-semana seguinte (7 e 8 de Maio), em quatro noites com oito espectáculos na zona do Lago Nam Van e do Anim’Arte Nam Van, na península de Macau, das 20h às 21h30.

      Este ano, com a temática “Macau nas quatro estações”, o número de drones para cada exibição foi aumentado de 300 no ano passado, para 880 este ano, apresentando mais desenhos tridimensionais e um programa mais diversificado. Cada espectáculo terá a duração de cerca de 15 minutos. “Foram convidados operadores da indústria turística para participarem na gala de drones, sendo que seis dos espectáculos serão apresentados por parceiros do evento – Melco, Wynn, Sands China, Galaxy, SJM e MGM”, referiu Maria Helena de Senna Fernandes, afirmando ainda que “as quatro noites vão decorrer sucessivamente sob os temas ‘Primavera Alegre’, ‘Verão Fantástico’, ‘Outono Dourado’ e ‘Um Inverno Feliz’, ligando, através das quatro estações do ano, os festivais, eventos, arquitectura única da cidade, entre outros elementos”.

      Depois da primeira edição em 2021, a DST convidou para actuar uma equipa de drones da cidade continental de Shenzhen, que participou na edição do ano passado. “Queremos continuar a estender e a estreitar a nossa colaboração com as regiões vizinhas como Shenzhen ou Hengqin. Esta última participou connosco no evento do Ano Novo Chinês do ano passado”, referiu a responsável da DST.

      Nos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia de drones a tornar-se cada vez mais sofisticado, os eventos têm ganho popularidade, sendo que as equipas de drones do interior da China são detentoras de um nível considerável. “Nesta edição, as exibições de drones tirarão partido da tecnologia para criar uma sucessão de composições em 2D e 3D, combinadas com luzes e música, entre outros elementos, que farão brilhar e enfeitarão o céu de Macau, trazendo uma nova experiência de entretenimento nocturno para os residentes e visitantes, e permitindo aprofundar a integração intersectorial ‘turismo +’”, explicou a macaense.

       

      Animação garantida

       

      À edição desta ano, a DST acrescentou quatro tipos de actividades extra. As actividades incluem a Exibição de Drone Gigante, onde um drone de grande dimensão será exibido na zona do toldo branco no Centro Náutico da Praia Grande na noite de 25 de Abril das 19h até às 22h, e entre 26 de Abril e 8 de Maio, das 10h até às 22h. Está também agendada uma Exibição de Formação de Drones, que apresentará um desenho de “I love Macao” com 200 drones nos dias 25 a 30 de Abril e nos dias 3 a 6 de Maio, das 19h às 21h, no Anim’Arte Nam Van. Como novidades para este ano, há ainda lugar ao concurso de fotografia “Macau e as quatro estações”, e um concurso de composição de imagem “Drones Arte Cintilante”.

      O público pode ainda, até 8 de Maio, aceder à página electrónica: https://drone-games.ad-on.mo/temp.html para participar num jogo online, para acumular pontos e trocar por prémios e descontos, bem como participar num sorteio. Os prémios incluem alojamento em hotéis, cupões para refeições, entre outros.

      Maria Helena de Senna Fernandes disse ainda que a gala deste ano está a ser promovida através de meios online e presenciais, incluindo nas suas contas oficiais da DST no WeChat, Weibo, Xiaohongshu, Douyin, e através de KOL’s de viagens digitais e páginas electrónicas de informações noticiosas, entre outras plataformas, bem como estão a ser lançados vídeos promocionais, entre outros, para divulgar aos visitantes do interior da China a gala de drones e a imagem de Macau como cidade segura e apropriada para visitar.

      Se as condições climatéricas forem adversas, ou seja, quando o vento for superior a 31-40 km/h e haja ocorrência de chuva, a DST poderá adiar ou cancelar os espectáculos. “A DST irá tomar como referência a previsão do tempo da Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos para proceder à avaliação da situação concreta na altura”, admitiu ainda Maria Helena de Senna Fernandes.

       

      PONTO FINAL