Edição do dia

Segunda-feira, 16 de Maio, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
19.9 ° C
19.9 °
18.8 °
88 %
8.2kmh
40 %
Seg
21 °
Ter
24 °
Qua
25 °
Qui
25 °
Sex
26 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Foram cometidos 60 suicídios em Macau durante 2021

      Foram cometidos 60 suicídios em Macau durante 2021

      Dados revelados ontem pelos Serviços de Saúde mostram que foram registados um total de 60 suicídios em Macau, representando uma redução de 21,1 % em comparação com o ano anterior onde ocorreram 76 casos. Durante o quarto trimestre de 2021, foram cometidos 22 suicídios, das quais 21 vítimas eram residentes de Macau e um não residente de Macau.

      No território, as causas do suicídio são complexas e frequentemente envolvem vários factores, como doença mental, factores psicológicos, socioeconómicos, familiares, relações interpessoais e factores biogenéticos, entre outros.

      Para ajudar a reduzir a incidência de suicídio, fazem notar as autoridades sanitárias, “os residentes devem contactar, comunicar e preocupar-se mais com as pessoas que estão ao seu redor, com as suas vidas diárias e incentivar aqueles que estão com problemas emocionais a procurar activamente ajuda profissional”.

      Os residentes podem receber serviços de cuidados de saúde mental, sem necessidade de encaminhamento. Os Centros de Saúde do território dispõem de consultas externas de saúde mental. Qualquer residente pode efectuar a marcação para a consulta externa de saúde mental, a título gratuito, sem necessidade de encaminhamento.

      Ao mesmo tempo, os Serviços de Saúde, através de subsídios e assistência técnica, “continuam a apoiar associações locais sem fins lucrativos a criar entidades de aconselhamento psicológico comunitário, estando empenhados na promoção e aprofundamento da formação de defensores para prevenir o suicídio na comunidade, com vista a aumentar a consciência do público sobre atitudes suicidas e permitir que o público possa identificar as pessoas com pensamentos iniciais de suicídio”.

      A nível mundial, e de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio ainda é uma das principais causas de morte no mundo. Em 2019, cerca de setecentas mil pessoas cometeram suicídio, o que equivale, a grosso modo, a um suicídio a cada 40 segundos. A taxa global de suicídio padronizada por idade foi de nove em cada 100 mil pessoas.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau