Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
29.8 ° C
29.8 °
29.8 °
83 %
6.2kmh
100 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More

      NAVEGAR É PRECISO

                  https://www.rtp.pt/play/p9507/volta-ao-mundo-em-cem-livros

      São cem programas que passam primeiro na televisão portuguesa, na RTP3, mas que logo depois ficam disponíveis nas diferentes redes de que se faz o nosso quotidiano de ecrãs. Volta ao Mundo em Cem Livros é um programa de Alexandra Lucas Coelho, que nos apresenta, em cada episódio, um livro e sobre ele fala ao longo de alguns minutos. A brevidade não é sinónimo de ligeireza e tem a vantagem de fazer deste um formato muito portátil e partilhável nestes tempos em que quase tudo acontece em andamento, a caminho de outra coisa qualquer. Ao longo de cem semanas, que já começaram, temos a oportunidade de conhecer ou reconhecer livros de múltiplas geografias, feitos por homens e mulheres de diferentes eras, sempre lidos a partir dos seus contextos, das contradições que enfrentaram, das ideias que habitaram. Mergulhamos, portanto, nas páginas de um livro, mas acabamos por navegar em redor dessas páginas à medida que nos detemos na época, no lugar e nas condições sociais, culturais e políticas em que tal livro nasceu. Por vezes, o contexto estica-se em direcção ao futuro e oferece-nos o privilégio de acompanhar igualmente os ecos que a obra produziu, às vezes de modo sonoro, outras mais discretamente.

      O primeiro episódio desta longa viagem foi dedicado aos poemas de Enheduanna, a primeira pessoa que a história guarda com um registo autoral (e é uma mulher, coisa que nunca aprendemos na escola), autora vinda da longínqua Suméria e do tempo das tabuinhas de argila. O segundo dedicou-se a James Baldwin e ao seu Se o Disseres na Montanha, lembrando a luta contra a escravatura, o movimento dos direitos civis, a repressão policial contra os negros e tantos outros embates. Seguiram-se Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, Raga, de J.M.G. Le Clézio, e O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë. Os próximos episódios serão dedicados a Luuanda, de Luandino Vieira, Hiroshima, de John Hersey, e The Hidden Face of Eve, de Nawal El-Saadawi.

      Todos os episódios estão disponíveis na RTPPlay e são partilháveis em qualquer rede social, permitindo navegar por esta centena de livros em todos os ecrãs, pequenos ou grandes.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau