O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus revelou ontem que cerca de 8% da população já descarregou a nova aplicação móvel do código de saúde, apresentada no passado dia 18 de Novembro e que ainda se encontra na sua versão experimental. Um total de 53 mil pessoas têm feito uso da ferramenta, essencialmente para produzir o habitual e quase obrigatório código de saúde.
“Parece-nos que as pessoas que descarregaram esta aplicação estão satisfeitas com a utilização para fazer o código de saúde. Tem funcionado bem. Os Serviços de Saúde estão a trabalhar de forma contínua a recolher as opiniões da população aperfeiçoando a aplicação”, notou a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Doenças Infecciosas e Vigilância da Doença, Leong Iek Hou.
A médica considerou, no entanto, que há espaço para que possa ser aperfeiçoada. “Para melhor promover a sua utilização, os serviços públicos vão tentar, ainda este mês, afixar um código QR nas suas instalações para que os cidadãos possam efectuar o registo do seu percurso e itinerário. Gostaria de apelar à população para descarregarem esta aplicação porque esta aplicação é mais estável do que a versão desktop e traz maiores facilidades e conveniências. Para além da função do código de saúde, ainda são acrescidas as funções de verificação de risco e registo de itinerário”, afirmou aos jornalistas.
Recorde-se que a aplicação está a ser altamente testada em grandes eventos como o Grande Prémio de Macau ou o Festival de Gastronomia. Posteriormente será, gradualmente, alargada a sua utilização para entrada e circulação em espaços comerciais, no sentido de criar uma “lista negra de alto risco” em caso de aparecimento de casos de infecção por SARS-Cov-2, assumiram os Serviços de Saúde no dia da sua apresentação.
Dados relativos ao dia de ontem mostram que foram administradas até ao momento 903.143 doses de vacinas contra a Covid-19. 481.542 pessoas foram inoculadas, sendo que a primeira dose já foi administrada a 56.532 indivíduos e 417.806 pessoas estão totalmente imunizadas, com duas doses. 7.204 pessoas já foram vacinadas com a terceira dose. A percentagem da população vacinada com duas doses da vacina, é de 70,49%. Nas últimas 24h, ocorreram cinco notificações de eventos adversos (cinco eventos adversos ligeiros e nenhum grave, tendo sido três casos relacionados com a vacina inactivada da chinesa Sinopharm e dois casos da vacina mRNA da germânica BioNTech). Desde o início do programa de vacinação em Macau que ocorreram 3.780 notificações de eventos adversos, tendo sido a sua maioria (3.770) considerados adversos ligeiros e apenas 10 graves.