Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador da época 2023/24 na votação para o prémio The Best, atribuído terça-feira pela FIFA em Doha, no Qatar. O PONTO FINAL votou para o prémio The Best que distinguiu craque brasileiro. Rodri e Jude Bellingham completaram o pódio.
O internacional brasileiro e avançado do Real Madrid Vinícius Júnior superou o espanhol Rodri, do Manchester City, que tinha vencido a Bola de Ouro da revista francesa France Football. Jude Bellingham, também do Real Madrid, completou o pódio.
É a primeira vez que Vinícius Júnior vence o prémio, sucedendo ao argentino Lionel Messi. “Não sei por onde começar, porque era tão distante, parecia impossível chegar até aqui, era só uma criança que jogava bola descalço, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é muito importante para mim. Para muitas crianças que acham que é impossível, eu jogo por elas. Quero agradecer a todos que votaram em mim. É algo muito importante para mim e não posso deixar de agradecer à minha família, ao presidente e ao treinador do Real Madrid”, sublinhou, após receber o prémio.
Desta vez Vinícius Junior viajou até ao local onde decorreu a cerimónia, ao contrário do que sucedeu no final de Outubro quando o brasileiro faltou à cerimónia da Bola de Ouro, em Paris, após saber que não seria o vencedor.
Eram 11 os atletas nomeados para o The Best. Além de Vinícius Júnior (48 pontos), Rodri (43 pontos) e Bellingham (37 pontos), seleccionadores, capitães, jornalistas (em Macau representados pelo Ponto Final) e público podiam ainda votar em Dani Carvajal (Real Madrid), Lamine Yamal (Barcelona), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), Federico Valverde (Real Madrid), Kylian Mbappé (PSG/Real Madrid), Erling Haaland (Man. City), Toni Kroos (ex-Real Madrid) e Lionel Messi (Inter Miami).
De sublinhar que Vinícius Júnior foi o mais votado entre o os capitães e o público enquanto que Rodri reuniu as preferências entre jornalistas e seleccionadores.
Vinícius Júnior fora das escolhas em Macau
O craque do Real Madrid não foi primeira escolha entre os votantes em Macau. O capitão da selecção da RAEM, Chan Man, optou por Toni Kroos, Dani Carvajal e Kylian Mbappé. Já o seleccionador Kenneth Kwok votou em Rodri, Dani Carvajal e Jude Bellingham. Entre as escolhas do jornalista Pedro Maia estiveram Rodri, Toni Kroos e Florian Wirtz.
“Vinícius Júnior é um talento de classe mundial e sem dúvida um justo vencedor, mas teve uma segunda metade de época muito apagada, apesar de ter conquistado a Liga dos Campeões. Mas não conseguiu liderar o Brasil na Copa América. Procurei fazer uma análise diferente em relação à época. Rodri ganhou tudo, incluindo a Premier League – a liga mais competitiva do mundo – e o Campeonato da Europa. Foi um elemento absolutamente essencial na dinâmica das duas equipas. E a sua ausência, por lesão, no City está a ter uma enorme consequência no desempenho da equipa. Toni Kroos venceu a Liga dos Campeões, a La Liga e não sabe jogar mal, apesar da idade, como se viu ainda no Campeonato da Europa, antes de se despedir da selecção germânica. Florian Wirtz destacou-se muito esta época. Foi absolutamente essencial na conquista do primeiro título da Bundesliga pelo Bayer Leverkusen, um feito estrondoso. Foi ainda eleito o melhor jogador jovem da UEFA Europa League e deu muito nas vistas no Campeonato da Europa. Vamos ouvir falar muito dele”, explicou Pedro Maia.
O italiano Carlo Ancelotti (Real Madrid) venceu o prémio de melhor treinador, enquanto que o argentino Emiliano Martínez (Aston Villa) conquistou o galardão de melhor guarda-redes. O português Ruben Dias (Manchester City) foi um dos escolhidos para o 11 do ano.
A espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona) venceu FIFA The Best Women’s Player pelo segundo ano consecutivo. A norte-americana Emma Hayes (Estados Unidos e Chelsea) conquistou o prémio de melhor treinadora.