Em comemoração do 25º aniversário da Região Administrativa Especial de Macau, o Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China, em colaboração com a Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, anunciaram que a Companhia Nacional de Ópera de Pequim regressará ao palco do Centro Cultural de Macau com dois espectáculos agendados para os dias 6 e 7 de Dezembro deste ano, no Grande Auditório. Os bilhetes para os espectáculos já estão disponíveis nos pontos de venda da Rede Bilheteira de Macau.
O programa arrancará com “Yang Silang Visita a Sua Mãe”, uma história de reunião familiar que tem como pano de fundo a guerra. Já no dia 7 de Dezembro, a companhia apresentará três excertos de “A Espada do Cosmos”, que retrata um conflito político durante a dinastia Ǫin. Na mesma noite, serão também apresentados três episódios de “Reconciliação entre o General e o Primeiro-Ministro”, uma peça clássica.
Estes espectáculos são co-organizados pelo Departamento de Publicidade e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central em Macau e pela Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude, em conjunto com o Instituto Cultural, e fazem parte da Temporada de Espectáculos das Companhias Nacionais Chinesas.
A Ópera Nacional de Pequim é conhecida pelas suas pinturas faciais e pelos seus trajes históricos, particularmente por combiná-los em simultâneo com o canto, a dança, as artes marciais e a mímica. Fundada em 1955, a companhia é reconhecida tanto a nível nacional como internacional, tendo formado diversos dramaturgos, encenadores e compositores. De acordo com a organização, actuações como estas realçam a riqueza cultural de Macau e celebram os seus laços com o interior da China.