Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva forte
30.7 ° C
33.7 °
29.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeInfecção de doenças transmissíveis aumentou em Abril

      Infecção de doenças transmissíveis aumentou em Abril

      Os Serviços de Saúde registaram 2.649 casos de doenças de declaração obrigatória no mês passado em Macau, verificando-se um aumento significativo em várias doenças, nomeadamente 1.936 casos de influenza, o que representa uma subida de 33,9% quando comparado com o mês anterior de 1.446 casos, mas também uma redução de 68,8% quando comparado com o mesmo mês do ano passado de 6.214 casos. Foram registados 31 casos de tuberculose, representando um aumento de 82,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado, com 17 casos.

      Outras doenças transmissíveis de declaração obrigatória com evidentes alterações no número de casos incluem a escarlatina, com 239 casos em Abril, o que mostra um acréscimo acentuado em relação ao mês homólogo do ano passado, de três casos, e igual ao mês anterior, de 239 casos. Foram registados também 332 casos de infecção por enterovírus, sendo um crescimento de cerca de três vezes em comparação com o mês homólogo do ano passado, de 83 casos, e um aumento de 1,7 vezes em relação ao mês anterior, de 121 casos.

      Os dados dos Serviços de Saúde indicam que houve 13 casos de infecção por enterite por rotavírus em Abril, o que corresponde a um aumento de 1,6 vezes em relação ao mês homólogo do ano passado de cinco casos e de 2,3 vezes em relação ao mês anterior de quatro casos.

      No que diz respeito à infecção de varicela, registaram-se 32 casos, o que aumentou 1,3 vezes em comparação com o mês homólogo do ano passado de 14 casos e de 60% em relação ao mês anterior de 20 casos.

      A infecção pelo norovírus levou ao registo de 11 casos, o que representa uma redução de cerca de 50,0% e 84,9%, respectivamente, em comparação com o mesmo mês do ano passado de 22 casos e o mês anterior de 73 casos.

      A par disso, foram ainda registados, em Abril, dois casos assintomáticos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), três casos de legionella, um caso de tosse convulsa.

      Existem em Macau actualmente 45 tipos de doenças que são abrangidas pela obrigatoriedade de declaração. As autoridades salientam que, através da publicação periódica dos dados de monitorização, o público pode inteirar-se sobre a tendência de evolução das doenças transmissíveis em Macau, ter conhecimentos sobre as doenças e tomar medidas atempadas de prevenção e auto-gestão das doenças.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau