Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva forte
30.7 ° C
33.7 °
29.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoEuro2024: Martínez surpreende e inclui Francisco Conceição, Pedro Neto e Nélson Semedo...

      Euro2024: Martínez surpreende e inclui Francisco Conceição, Pedro Neto e Nélson Semedo nos 26 de Portugal

      Francisco Conceição, Pedro Neto e Nélson Semedo são as surpresas nos 26 convocados do seleccionador de Portugal, Roberto Martínez, para a fase final do Europeu de 2024, marcado para a Alemanha. De resto, Martínez não apresentou mais novidades na lista, que inclui três guarda-redes, nove defesas, incluindo quatro laterais e cinco centrais, sete médios e também sete avançados, todos já utilizados pelo treinador espanhol. Cristiano Ronaldo, no seu sexto Europeu (desde 2004) e recordista de jogos (25), golos (14) e vitórias (12) em fases finais, e Pepe, de 41 anos, que concorre para ser o mais velho de sempre a ser utilizado, lideram a equipa. Nos eleitos, estão os restantes consagrados, como Bernardo Silva e Bruno Fernandes, enquanto Pedro Gonçalves, Ricardo Horta, Francisco Trincão, Bruma, Nuno Santos ou Jota Silva ficaram de fora.

      Questionado por um jornalista sobre o porquê de ter chamado apenas um jogador do campeão Sporting, que dominou a lista de melhores jogadores do campeonato, o técnico espanhol disse que “tiveram azar”. “Na minha experiência, de fazer convocados para torneios importantes, como Europeus e Mundiais, na nossa convocatória, era muito difícil entrarem jogadores que não fizeram parte dos últimos seis estágios. Trincão e Pedro Gonçalves tiveram uma época excepcional, mas são jogadores que tiveram azar porque o estágio de Março era importante para eles. E para eles entrarem, era preciso alguém que já cá estivera tivesse de sair”, disse Martínez.

      O espanhol escolheu Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá para a baliza, e os laterais João Cancelo, Diogo Dalot, Nuno Mendes e Nélson Semedo e os centrais Rúben Dias, António Silva, Pepe, Gonçalo Inácio e o polivalente Danilo Pereira. No meio-campo, as opções são Palhinha, João Neves, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Otávio e Vitinha, enquanto no ataque estarão Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, João Félix, Rafael Leão, Diogo Jota, Francisco Conceição e Pedro Neto. A lista de Martínez inclui apenas quatro campeões da Europa de 2016, mais precisamente Cristiano Ronaldo (quinto Europeu, desde 2004), Rui Patrício e Pepe (ambos no quarto, desde 2008) e Danilo Pereira (terceiro, desde 2016).

      Antes do Euro2004, a formação das ‘quinas’ ainda realiza três particulares em Junho, todos em solo luso, frente a Finlândia (4, no Estádio José Alvalade), Croácia (8, no Estádio Nacional) e República da Irlanda (11, em Aveiro). Na fase final, que se realiza de 14 de Junho a 14 de Julho, Portugal está integrado no Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen). A selecção lusa vai marcar presença na fase final de um Europeu pela nona vez, depois de ter sido campeão em 2016, finalista vencido em 2004, terceiro em 1984, 2000 e 2012, eliminado nos ‘quartos’ em 1996 e 2008 e nos ‘oitavos’ em 2020.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau