Edição do dia

Domingo, 19 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26 ° C
26.9 °
25.9 °
73 %
6.7kmh
20 %
Sáb
25 °
Dom
24 °
Seg
24 °
Ter
26 °
Qua
24 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRegistada tendência de aumento dos casos de hipertensão

      Registada tendência de aumento dos casos de hipertensão

      Assinala-se hoje o Dia Mundial da Hipertensão e, como tal, os Serviços de Saúde aproveitam a ocasião para alertar para as doenças relacionadas. Segundo as autoridades, ao longo dos anos tem-se notado uma tendência de aumento dos casos de hipertensão em Macau.

      De acordo com a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), em 2022, a hipertensão foi a segunda causa de morte (11,1%), logo a seguir ao tumor maligno. Em 2022, os Serviços de Saúde e o Hospital Kiang Wu registaram cerca de 97 mil pacientes com hipertensão, o que representa um aumento de 2.500 pessoas em comparação com o ano de 2021, e “uma tendência de aumento nos últimos 10 anos, sendo evidente o aumento do número de homens em comparação com as mulheres”, lê-se num comunicado divulgado ontem pelas autoridades.

      De acordo com os resultados do Inquérito sobre a Saúde de Macau de 2016, a taxa de conhecimento sobre a hipertensão em Macau é de 70,1%, a taxa de tratamento é de 78,6% e a taxa de controlo é de 49,9%, entre as quais, a taxa de conhecimento já atingiu a meta de 65% em 2030, estabelecido pela “Iniciativa Saudável da China”.

      Os Serviços de Saúde indicam que privilegiam a prevenção da doença, através da elaboração de políticas de saúde, da criação de um ambiente saudável e da promoção de comportamentos saudáveis individuais, a fim de atingir o objectivo de construir uma Macau saudável. Assim, com o objectivo de chamar a atenção da população para a questão da pressão arterial, reforçar a gestão proactiva da sua saúde, sobretudo elevar a atenção dos jovens para a medição da pressão arterial, realiza-se hoje a actividade “5.17 Vamos medir a tensão arterial”. Nesta actividade, os participantes podem medir a pressão arterial em casa, no local de trabalho, no estabelecimento de saúde, no centro de serviços sociais ou nos postos de medição.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau