Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolítica"Peço a todos que se desloquem e consumam na zona Norte de...

      “Peço a todos que se desloquem e consumam na zona Norte de Macau”, apela secretário

      Lei Wai Nong apelou ontem ao consumo na zona Norte da cidade. Na reunião plenária de ontem, o secretário para a Economia e Finanças ouviu queixas de alguns deputados que sugeriam um maior estímulo ao comércio nas zonas residenciais, de forma a que a recuperação económica chegasse a toda a região.

       

      Lei Wai Nong, secretário para a Economia e Finanças, fez ontem um apelo: “Peço a todos que se desloquem e consumam na zona Norte de Macau”. O pedido surgiu na Assembleia Legislativa (AL), em resposta às interpelações orais de Lo Choi In e de José Pereira Coutinho. Os deputados pediam medidas para levar a recuperação económica também aos bairros comunitários.

      Lo Choi In disse, por exemplo, que “o ritmo de recuperação do mercado não é uniforme” e que, “embora o Governo tenha lançado diversas actividades, grandes e pequenas, com vista a dispersar os turistas para os bairros comunitários”, “a situação real não é satisfatória”. Coutinho questionou: “Que medidas pragmáticas irá o Governo implementar para apoiar o pequeno negócio localizado nas zonas não turísticas, evitando o aumento do encerramento do número de estabelecimentos devido à falta clientes?”.

      Na resposta, Lei Wai Nong salientou que foram aprovados, no total, 44 actividades abrangendo diferentes zonas da cidade, “com vista a aumentar os fluxos para as zonas comunitárias através de actividades diversificadas de ‘turismo +’ e cooperando com os comerciantes locais e na oferta de vários incentivos para estimular o consumo nas comunidades”.

      Além disso, para atrair turistas às zonas comunitárias, “já foi desenvolvida uma série de actividades, incluindo o vídeo promocional ‘Diversão no Bairro Norte de Macau’ lançado no ano passado, os vídeos ‘Diversão sem fim no Bairro Norte’ e ‘Bairro Norte – Cheio de diversão e amor’ lançados durante o Ano Novo Chinês deste ano, tendo apresentado os ricos recursos turísticos do Bairro Norte, sua história e elementos culinários, no sentido de criar uma experiência mais diversificadas de ‘turismo +’, impulsionando o desenvolvimento do turismo comunitário”.

      O governante notou também que, “com vista a dinamizar o consumo nos bairros comunitários e alargar as oportunidades de negócio das pequenas e médias empresas, a Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT), através da cooperação com as associações comerciais zonais, tem lançado e apoiado a realização de diferentes tipos de actividades com características de cada bairro comunitário, que contaram com a participação activa das pequenas e médias empresas do respectivo bairro”. Por outro lado, está a ser promovido o “Plano das lojas com características próprias”, com vista a atrair visitantes e residentes a consumirem nos bairros comunitários.

      “O Governo da RAEM irá estudar e analisar, de forma dinâmica, as mudanças do desenvolvimento socioeconómico, bem como prestar atenção à situação de exploração das pequenas e médias empresas localizadas nos diferentes bairros comunitários, definindo, em tempo oportuno, as estratégias de resposta adequadas”, afirmou também o secretário.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau