José Pereira Coutinho instou ontem o Governo a actualizar a tabela salarial da Função Pública no próximo ano. Há dias, na apresentação do balanço dos trabalhos do último ano do Governo, Ho Iat Seng disse que a decisão ficará a cargo do próximo Governo, que entra em funções a 20 de Dezembro.
Coutinho destacou o trabalho realizado pelos trabalhadores da Administração Pública ao longo dos últimos cinco anos, nomeadamente durante o período da pandemia, e afirmou que “a grande maioria dos trabalhadores da Administração Pública, principalmente os trabalhadores da linha frente estão desapontados, tristes e desmoralizados com a contínua e gradual perda do poder de compra devido ao aumento dos principais bens essenciais”. Além disso, segundo o presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), muitos funcionários públicos estão descontentes devido ao atraso nas reformas das carreiras gerais e especiais.
Afirmando que durante o período de governação de Ho Iat Seng “houve uma baixa taxa de execução do programa político de 2019” e que foram escolhidas “a dedo certas pessoas” para determinados serviços, Coutinho pediu então uma actualização salarial, em 2025, de três pontos na tabela indiciária dos vencimentos dos trabalhadores da Função Pública, passando dos actuais 94 para 97 pontos, “tendo em conta a contínua perda do poder de compra da maioria dos trabalhadores”.
Por outro lado, Coutinho sugeriu a implementação “com máxima urgência” da “reforma das carreiras gerais e especiais dos trabalhadores da Função Pública, especialmente as carreiras com índices extremamente baixos e desadequados ao volume, complexidade e responsabilidades das tarefas a que são obrigados a executar”.
Por fim, o deputado pediu uma governação “mais transparente” e o reforço da “responsabilização dos governantes”.