Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCasa da Família Chio e antigo Matadouro Municipal na Barra vão estar...

      Casa da Família Chio e antigo Matadouro Municipal na Barra vão estar abertos ao público

      A lista de bens imoveis classificados será acrescentada com mais seis itens, anunciou o Conselho Executivo, após a conclusão da discussão sobre o projecto do Regulamento Administrativo intitulado “Classificação do 4.º Grupo de Bens Imóveis”. Entre os bens imóveis com características culturais locais a se juntar na lista, o monumento Casa da Família Chio, que se situa na Travessa da Porta, n.ºs 24-26, e o edifício de interesse arquitectónico Antigo Matadouro Municipal, na Rua de S. Tiago da Barra, vão estar abertos ao público, mas só depois das obras de revitalização e manutenção.

      De acordo com a informação divulgada na conferência de imprensa da sexta-feira, os seis itens incluem ainda o Edifício na Rua de Silva Mendes n.º 1 (Casa Memorial do Dr. Sun Yat-Sen em Macau); o Posto Alfandegário do Porto de Coloane e de Ká-Hó (Antigo Posto de Saúde de Coloane), no Largo da Ponte-Cais de Coloane; um conjunto na Avenida do Coronel Mesquita n.ºs 55-73 e Estrada de Coelho do Amaral n.ºs 118-120, que foram antiga residência para funcionários públicos; e um conjunto na Avenida do Coronel Mesquita n.ºs 28-30, 34-36 e Rua de Francisco Xavier Pereira n.ºs 151-157, de quatro moradias que serviram de alojamento de funcionários da Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações. O regulamento administrativo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

      Leong Wai Man, presidente do Instituto Cultural (IC), citada pelo Jornal Cheng Pou, frisou que nem todos os bens imóveis classificados são necessariamente utilizados para o turismo cultural ou abertos ao público, sendo que muitos dos 600 edifícios agora classificados em Macau são propriedade privada. No entanto, estarão patentes ao público os dois locais referidos considerando os seus recursos patrimoniais, nomeadamente após a conclusão dos preparativos do Plano de revitalização da Zona da Barra em torno da Doca D. Carlos I e uma obra de restauro da Casa da Família Chio, que se aguarda a abertura de concurso da obra.