Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Sáb
28 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMulher hospitalizada devido a intoxicação por monóxido de carbono

      Mulher hospitalizada devido a intoxicação por monóxido de carbono

      Uma mulher de 60 anos teve de ser hospitalizada na passada quarta-feira devido a uma intoxicação por monóxido de carbono. Segundo contam os Serviços de Saúde, nesse dia a mulher ligou o fogão a gás da sua cozinha e deixou-o ligado durante uma hora. Quando voltou à cozinha, sentiu tonturas e dores no peito, tendo sido encaminhada pela ambulância ao Hospital Kiang Wu para tratamento médico.

      Após a análise das concentrações de hemoglobina de monóxido de carbono (COHb) no sangue foi-lhe diagnosticada intoxicação por monóxido de carbono e, posteriormente, a doente foi submetida à oxigenoterapia hiperbárica, encontrando-se actualmente em estado estável.

      De acordo com as informações disponibilizadas, na cozinha há janelas e exaustor. Na altura em que ocorreu o incidente, as janelas e portas da cozinha estavam fechadas, tendo apenas sido ligado o exaustor. Preliminarmente, suspeita-se que o incidente tenha sido causado pela acumulação de gás residual nocivo num ambiente com má ventilação.

      O monóxido de carbono é um gás carbonoso e produto da combustão incompleta. Após a inalação do monóxido de carbono, o mesmo combina-se com a hemoglobina no corpo humano e causa a perda da sua capacidade de transportar oxigénio, o que resulta na intoxicação por monóxido de carbono. Os sintomas leves são tontura, náusea, vómito e, os sintomas graves são coma e até morte. Por esta razão, todos os fogões de combustível devem ser utilizados em condição de boa ventilação, caso contrário, pode facilmente provocar intoxicação por monóxido de carbono.

      As autoridades salientam que o tubo de exaustão do esquentador deve ser instalado até ao exterior da casa, o esquentador deve estar correctamente instalado e sugerem a instalação de um alarme detector de monóxido de carbono nos locais onde se verifique risco de ocorrência de intoxicação.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau